domingo, 8 de outubro de 2017

Blade Runner 2049



            O primeiro Blade Runner é ótimo, para quem aprecia o gênero. O segundo não deve nada ao primeiro, se não é ainda melhor.
            Dentre tantos aspectos a comentar (a ambientação/paisagem é espetacular, bem como as mulheres), intrigou-me o uso de uma certa palavra, num filme futurologista: a palavra milagre.
            O vocábulo vem do latim miraculum, do verbo mirare, que significa maravilhar-se. Como não há ordinariamente explicação científica para o milagre, a palavra ganhou foro religioso, exaustivamente utilizada desde os tempos de Moisés, que abriu o mar, de Jesus, que andou sobre o mar, de N.S. Aparecida, que não foi encontrada no mar mas nas águas do Rio Paraíba do Sul. (Coincidência ou não, já no final do filme, há uma cena de vida ou morte sob as fortes ondas do mar, simplesmente maravilhosa!)
            Para os que creem, milagre é obra divina.
            Eis que em nosso filme, de repente surge a palavra milagre! Então, o roteirista, o diretor ou seja lá quem for, eles acreditam que em 2049 ainda haverá milagre e consequentemente um deus, ou vários deles, nunca se sabe.
            A depender do sucesso de bilheteria haverá um Blade Runner 3. É possível então que o tal milagre seja desvendado, e deixe de ser milagre. Ou não.
Quem viver, verá.