segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Imprevisibilidade



Matheus Davó comemora o gol da vitória corinthiana 

sobre o Internacional Amanda Perobelli/Reuters


 

Muita gente não gosta de futebol, as mulheres não costumam gostar, é claro, não jogaram bola quando criança, alguns homens não gostam, pudera, sempre iam para o gol quando criança, mas os que viveram a infância num campinho de pelada e lá aprenderam que futebol é jogo para homem, lá aprenderam a falar palavrão, a  experimentar caneladas joelhos ralados cotoveladas na cara tornozelos torcidos braços quebrados e outros desaforos, para esses, impossível deixar de gostar de futebol. É o eterno retorno da infância.

            Agora adultos, para nós o esporte ganha outra dimensão, outros interesses, dentre os quais se destaca a imprevisibilidade.

            Vivemos um Campeonato Brasileiro atípico, como quase tudo no mundo de hoje, por causa da peste. Aos trancos e barrancos, os times vão sobrevivendo, lutando contra o vírus, a falta de preparo físico, a ausência de entrosamento em campo. Apenas dois times conseguem manter um bom nível de jogo: o Flamengo, que vinha muito bem antes da pandemia, treinado por Jesus, e o Internacional, mostrando futebol de respeito, competitivo.

            Neste fim de semana ambos contavam com mais três pontos na tabela, a preservar a disputada liderança. No Maracanã, o Flamengo pegaria o São Paulo, time de desempenho irregular, embora bem colocado na tabela. Em Itaquera, o Corinthians, que não vai lá das pernas, mais para a lanterna que para o topo do campeonato, pegaria o Internacional. Os comentaristas de futebol, raça em franca expansão em tempos de peste, eram quase unânimes: O Mengo vai sobrar, O Inter vai enfiar 5.

            O bonito do esporte é a tal imprevisibilidade, contra tudo e contra todos, contra a estatística, o mando de campo, os desfalques, a ausência do craque do time, a torcida contrária ou até a ausência de torcida. Daí o ditado infalível: Clássico é clássico! (Explico, para quem não é do ramo: tudo pode acontecer em um clássico!)

            Não deu outra. Jogando bem o Corinthians ganhou de 1 a 0 do poderoso Internacional e o São Paulo goleou o grande Flamengo por 4 a 1.

            Agora é esperar pela próxima rodada.

 

 

5 microcontos do Moisés


Óculos novos

 

Assustou-se ao ver as mãos de seu pai brotando em seus punhos.

 

 

 

Pré-malignidade

 

 “A partir de agora, alegria só na sombra”, prescreveu a dermatologista.

 

 

 

Melhor idade

 

A velhice caiu-lhe bem. Nunca soube lidar com excesso de opções.

 

 

 

Limites

 

O céu me causa claustrofobia.

 

 

 

Não à precarização

 

O candidato à presidência do sindicato dos taquígrafos prometeu lutar pela reposição dos feriados perdidos na pandemia.



                            Moisés Lobo Furtado