sábado, 22 de abril de 2017

Paulada na moleira


O título da reportagem de Ana Luiza Daltro para a BBC Brasil de São Paulo (18 abril 2017) é impressionante: “Rebaixar o currículo: a 'tática' para conseguir emprego que floresce na crise”.
Bárbara Lourenço, após conseguir emprego como analista de processos operacionais em uma firma de tecnologia da informação, afirmou: "Minha gerente brincou dizendo que eu tinha mais cursos extras do que ela, a coordenadora e a supervisora juntas".
Acontece que “Bárbara havia usado um recurso cada vez mais recorrente, em tempos de vacas magras no mercado de trabalho, entre profissionais mais qualificados: omitir qualificações do currículo para não parecer capacitada demais para um cargo”, afirma Daltro.
Demitida em junho de 2016, Bárbara soube, logo na primeira entrevista de emprego após a demissão, que "tinha qualificações demais para a vaga em um momento de crise".
Em outra tentativa, o próprio gerente disse que ele era menos qualificado do que ela.
Conclui Bárbara: "Fiquei muito brava. Passei a ter medo de me apresentar com todos os conhecimentos que paguei muito pra ter. Jamais imaginei que precisaria, mas comecei a listar apenas experiências mais básicas. Funcionou".
            A isso dá-se o nome de "rebaixamento voluntário" do currículo.
            Para este blogueiro que não cansa de afirmar que na vida tudo é uma questão de educação, a reportagem é uma paulada na moleira!




Paisagem de inverno

Meus quadros favoritos


Kandinsky

Tiroteio na favela

A foto do dia


Os buracos nas paredes são de bala.




Livro infantil do séc. XIX



Na última terça-feira (18/4) foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data homenageia o nascimento de Monteiro Lobato, ocorrido há 135 anos. A reportagem é de Bruno Molinero, para a Folha.
Afirma Molinero: “Embora o autor seja considerado o pai da literatura para esse público e as histórias do Sítio do Picapau Amarelo tenham marcado gerações, os livros de Lobato não foram as primeiras publicações para crianças no país, como muitos acreditam.”
No último mês veio à tona o livro de João Köpke, escrito entre 1886 e 1897, intitulado Versos para os pequeninos. Tem 54 páginas, 24 poemas manuscritos com rimas simples, e ilustrações recortadas de outros livros.
Vejamos o poema O balanço:

Laura, Tonico
Chico, brincando
Vão no balanço
Se embalançando
Bão...balalão
Meu capitão
Upa balanço
Bumba no chão.

Vale a pena conferir a edição digital, especialmente pelas lindas ilustrações:



Arcãobancada!



O Mineirão inaugurou nesta quarta-feira camarote dedicado aos bichos de estimação, especialmente os cães, com capacidade para 60 animais e seus donos. Chamou o espaço de arcãobancada!

Há buffet especial, banheiros, tratamento vip aos torcedores caninos. É evolução das espécies...


http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/20/deportes/1492719380_427839.html