quarta-feira, 8 de junho de 2016

A trágica sorte do diferente



A Anistia Internacional fez ontem (7/6/2016) grave denúncia, a de que os albinos do Malauí estão sofrendo onda de brutais assassinatos.
A prática é estimulada por rituais, e pelo menos 18 pessoas com albinismo foram mortas desde novembro de 2014, e outras cinco estão desaparecidas.
Deprose Muchena, diretor da Anistia Internacional para o sul da África, afirma que os ataques contra albinos – população avaliada entre 7 e 10  mil pessoas – criaram verdadeiro clima de terror no país, sem que as autoridades possam conter a onda de violência.
Depois de sacrificados, os ossos dos albinos são utilizados como amuletos, na esperança de boa sorte e riqueza. Além disso, há a crença de que ossos de albinos contenham ouro!
Ao menos 39 casos de violação de túmulos de cadáveres de albinos foram registrados recentemente.
Em meu ponto de vista, este é o exemplo mais gritante e cruel da inaceitação daquele que é diferente. Como é possível nascer branco entre negros? Só pode ser obra de algum poder mágico!
O chamado pensamento mágico não é privilégio de pessoas incultas e completamente ignorantes. Ao contrário, encontra-se em nossa volta, em todas as nossas crianças, senão em nós mesmos, eventualmente. Somente a capacidade de pensar pode fazer frente a esta tendência tão primitiva, o que parece ser impossível para uma certa população do Malauí. Para infortúnio de nossos irmãos albinos.


Foto: Anistia Internacional

Homenagem a Albiera


Homenagem a Albiera, nossa gatinha que se foi, após tantos anos de companhia silenciosa.