terça-feira, 28 de julho de 2015

Lei do Impedimento


Gosto do Marcelo Rubens Paiva, ótimo cronista, escritor de renome, mas dessa vez ele pisou na bola. Em crônica intitulada “Pelo fim da lei de impedimento”, no Estadão de 22/7, ele não deixou por menos: “A regra do impedimento é das coisas mais idiotas já criadas pelo homem. Não “desinventamos” a lei do impedimento, inventamos o tira-teima, colocamos câmeras na linha da intermediária e comunicadores entre juízes e assistentes. Se o objetivo do esporte é o gol, o impedimento o impede.”
            Caro Marcelo, de fato o objetivo é o gol, mas não a qualquer preço. Caso contrário, por que não validar o gol de mão, mesmo que seja a mão de Deus?
            A lei do impedimento é das coisas mais interessantes do futebol. (Pena que as mulheres tenham tanta dificuldade para compreendê-la...) Sem ela, o jogo perderia a graça. Pena que muitos de nossos atacantes não sejam espertos o suficiente para se postarem em posição legal, para poderem aproveitar os lançamentos feitos de trás. É quando então o bandeirinha entra em ação... (Quem não se lembra dos lançamentos feitos por Gerson, no Botafogo e na Copa de 50? Verdadeiras obras de arte!)
            Com o impedimento, as linhas de defesa e ataque precisam permanecer atentas, num movimento constante e dinâmico – como as marés, fluxo e refluxo das águas do mar –, quando então deverão prevalecer a equipe mais bem treinada e o jogador mais inteligente. Se a defesa forma uma linha estática, lenta, desatenta, isso permite a entrada do atacante com real possibilidade de gol. Por isso é chamada de “linha burra”.
            Marcelo prossegue em sua fúria contra a dita lei: “A regra do impedimento é tão estúpida que, se a bola veio da cobrança de um lateral, ela deixa de valer. Por quê? Quais privilégios obtiveram um lançamento com as mãos das linhas laterais do campo?”
            Marcelinho, deixa o titio explicar pra você: se existisse impedimento ao se bater um lateral, os adversários avançariam todos, colocando os atacantes automaticamente em impedimento, o que impediria a continuidade do jogo!
            A lei do impedimento vem sendo aperfeiçoada, como vem ocorrendo com as regras de tantos outros esportes. Mas não pode ser extinta, sob pena de transformar o futebol em mera pelada: todos na banheira...