domingo, 18 de julho de 2021

Deu no que deu




 “Infausto, desumano e violento, o sistema escravista português e brasileiro era corrupto e corrompido dos alicerces até o topo da pirâmide. Seu funcionamento dependia de suborno, extorsão, malversação dos recursos públicos, contrabando, sonegação de impostos, clientelismo e nepotismo, entre outras contravenções. Havia gente honesta no Brasil colonial? Obviamente, sim. Mas o exemplo que chegava de cima não contribuía para fixar essa imagem.”

 

                In Escravidão, volume II

                Laurentino Gomes, Globo Livros,

                2021, p. 151. 

 

       Deu no que deu.

Mapa hipsométrico do Brasil

Eu amo mapas!



 Hipsometria, é uma técnica de representação gráfica de altitudes, com aplicação de meios geodésicos ou barométricos. 

         O mapa hipsométrico representa a variação de altitude de uma área em relação ao nível do mar, onde a altitude é zero (0), usando uma escala de cores. Cada cor representa um intervalo de altitude em metros e indica a altura ou profundidade de uma área.

         A hipsometria também é utilizada em mapas hipsométricos para representar a topografia do local através de cores. A cor verde é utilizada para representar baixas altitudes e a cor castanha a branco para representar maiores altitudes. Através de um mapa hipsométrico é possível gerar curvas de níveis, estas definidas por linhas que representam uma cota definida.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipsometria

 

Topografia da América do Sul

Eu amo mapas! 



Dinheiro jogado fora

Charge do dia


 Jean Galvão, para a Folha de S. Paulo