terça-feira, 19 de novembro de 2013

Liberdade

A foto do dia.


Ana Paula Maciel sai da prisão após pagar fiança, em São Petersburgo, Rússia.

Foto: Vladimir Baryshev/AFP/Getty Images

Esquizofrênicos somos todos nós!



O artigo de Eugênio Bucci, Se a palavra condena, a imagem consagra, de 19/11/2013, publicada no Observatório da Imprensa (1) trata de tema antigo, mas de forma tão elegante, que trago aqui para reflexões complementares. Vejamos o que diz parte do texto:
“Sim, o pêndulo entre imagem e palavra tende para o bem, mas, ao mesmo tempo, abre contradições que, para boa parte dos profissionais da imprensa, são simplesmente insolúveis. Um eloquente exemplo dessa esquizofrenia nós tivemos agora, de poucos meses para cá. De um lado, todos os editoriais de todos os veículos de comunicação do País registraram críticas mais ou menos agudas à agressividade violenta dos black blocs. Na outra ponta, as fotografias e as imagens de TV endeusavam a persona do black bloc, com suas máscaras de lã, suas botinas de pedra e suas garrafas flamejantes. Graças ao tratamento fotográfico que recebeu, essa persona foi investida de uma aura artificial de romantismo incendiário, de paixão, de coragem adolescente. Enquanto as palavras tentavam ser severas com os tais “vândalos” (entre aspas, pois a polícia também enveredou pelo vandalismo e, apesar disso, nunca mereceu esse adjetivo das coberturas dominantes), as fotografias produziam deles uma iconografia heroica e fetichista.”

            Bucci chama de esquizofrênica a contradição entre palavra e imagem no caso dos black blocs, atualíssimo fenômeno ainda por ser mais bem explicado pelos que estudam o assunto. Gostei da adjetivação esquizofrênica. É assim mesmo que funciona nossa cabeça, diante de uma aparente contradição: ocorre uma cisão da mente, entre razão e sentimentos.
            A palavra puxa pela razão. É com ela que organizamos nossos pensamentos, compostos de razão e emoções. A palavra nos ajuda a pensar, seja ela lida (o sujeito é o leitor), e com muito mais força, se for escrita (o sujeito é o autor do texto), e pensar significa considerar também as emoções, repito.
            A imagem puxa pelos sentimentos. Antes mesmo que surja um pensamento, alguma coisa já mudou em nosso cérebro, independentemente de nossa vontade consciente. É como segurar inadvertidamente o cabo quente de uma panela: quanto retiramos a mão, ela já está queimada.
            Não adianta lutar contra esta dicotomia esquizofrênica, pois ela é primitiva, ontogenética, animal, arraigada demais. Melhor reconhecê-la, admiti-la, pensar sobre ela, e só então ver o que é possível fazer. Pensar é sempre a melhor solução.
            O fenômeno black bloc ainda pode nos servir de exemplo. À medida que os acontecimentos foram se repetindo, o expectador teve tempo para pensar sobre eles, e o que encontrou foi tão somente violência, destruição, irracionalidade, falta de sentido. O glamour foi aos poucos desaparecendo. (Repetir à náusea a denominação de “vândalos”, como fizeram alguns meios de comunicação, em nada ajudou a compreensão do expectador. Ao contrário, a repetição raivosa dos repórteres era uma outra forma de não-pensar, por não compreender o fenômeno, muito mais próxima de uma imagem do que da palavra sã.)
            Por associação de ideias, este mesmo modo de pensar pode ser estendido às nossas relações interpessoais. Velho já, revejo minhas experiências ao longo da vida e constato quão inepto fui em fazer das pessoas que ia conhecendo algum juízo de valor (parece inevitável nossa tendência ao julgamento), quase sempre levado pelas primeiras impressões, as imagens, metaforicamente falando. A despeito da inutilidade de qualquer julgamento, hoje procuro prestar mais atenção às palavras, nem sempre com sucesso.
            Por fim, gostaria de tentar remover um pouco do preconceito que a palavra esquizofrenia carrega. O conceito de Psicose em psicanálise não é o mesmo da psiquiatria. Se Freud disse que somos todos neuróticos, Bion, à sua maneira, classificou-nos a todos nós de psicóticos. Ou pelo menos destacou a importância da "parte psicótica" da nossa personalidade. Não é um xingamento, é apenas o fruto de acurada observação, como esta apresentada por Eugênio Bucci, ao tratar da contradição entre imagem e palavra.