segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O velho e bom Enem




 

O sempre competente Josias de Souza, para o UOL (22 nov 2021), matou a charada: “a tese segundo a qual o Enem passou a ter a cara do governo Bolsonaro era apenas mais uma mentira do presidente da República. A prova aplicada neste domingo tinha muitas coisas, exceto o semblante do governo. A má notícia é que Bolsonaro não deve desistir do projeto de converter o Enem numa deformidade à imagem e semelhança da sua administração.”

            Uma grata surpresa as notícias sobre este Enem em curso! O tema de redação muito pertinente, com grande alcance social, em busca do direito à cidadania para todos, inclusive para aqueles que não dispõem de documentos de identificação! 

            A questão de número 60 não poderia ser mais apropriada para o momento que vivemos:

 

“Vocês que fazem parte dessa massa

Que passa nos projetos do futuro

É duro tanto ter que caminhar

E dar muito mais do que receber

Ê, ô, ô, vida de gado

Povo marcado

Ê, povo feliz!”

        Zé Ramalho

 

            Outros temas abordados: pandemia, fome, ameaça às populações indígenas, racismo, minorias vulneráveis. Além de Zé Ramalho, obras de Chico Buarque e Gonzaguinha foram utilizadas na prova. Tudo que o presidente não gosta e vira a cara!

            Era mais uma mentira do presidente, cortina de fumaça para esconder o fracasso da recente política internacional no G20 e Oriente Médio, em contraste com o sucesso do adversário na Europa.

            Mas nada disso bate a Mentira do Século: “A Amazônia é úmida e não pega fogo.”

 

 

https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2021/11/22/enem-com-a-cara-do-governo-era-so-mais-uma-mentira-de-jair-bolsonaro.htm


Quando o santo diz não

Charge do dia


 
Autor não identificado.