terça-feira, 9 de março de 2021

Palmeiras Tetracampeão


Futebol é coisa séria. A final de uma árdua disputa como a Copa do Brasil ocorrida há dois dias mexe com muita gente e com interesses os mais diversos. (O campeão embolsou 54 milhões de reais, num país em sérias dificuldades econômicas!)

            Aos simples torcedores do time vencedor cabe a alegria infantil do sentimento de vitória. Falo por mim: nada mais infantil que a alegria de ser campeão!

            Não posso imaginar o que rola entre cartolas e suas ocultas transações. Nem me interessa. Guardo comigo a lembrança das tardes de domingo, quando nosso pai nos levava a mim e meu irmão Paulo ao estádio da Esportiva de Guaratinguetá, para assistir aos jogos do campeonato paulista. Foi lá que vimos jogar Bauer, Djalma Santos, e tantos outros craques. Além do Palmeiras, naturalmente, trago comigo a imagem do Bragantino, já na época um grande time, ainda na Segunda Divisão. Da Esportiva, guardo com carinho os nomes de Costa, Bolar e Jorge, o goleiro e a ótima zaga, o último com chute capaz de atirar a pelota para fora do estádio e cairia vizinha Aparecida do Norte. São mais de 60 anos de memórias do esporte!

            Foi com este espírito que vi o Palmeiras vencer com méritos a última Copa do Brasil, batendo o Grêmio no campo do adversário e no “chiqueirinho”: 3 a 0 na contagem geral.

            Por quê o Palmeiras venceu três títulos – Paulistão, Libertadores e Copa do Brasil – na temporada 2020? Por que, dentre outros fatores, o clube teve 13 jogadores da base, durante a temporada, incorporados ao time profissional, alguns de nível de seleção, formando plantel (o jargão não pode faltar) de respeito em número e qualidade, com gastos relativamente modestos. 

            Fundamentais para as conquistas foram o goleiro Weverton (melhor do Brasil), o paraguaio Gustavo Gomez (o melhor zagueiro do país, o veterano Felipe Neto que virou craque na frente da área, os armadores Zé Rafael e Raphael Veiga, este o melhor do time nos últimos jogos, e o português Abel Ferreira, que tem a virtude de não complicar (ainda). E, naturalmente, a sorte – se o Grêmio marca aquele gol com 5 minutos de jogo...

            Futebol é coisa séria, porém mais sério ainda é o que o país vem sofrendo com a peste. Em meio a tantas mortes e tanto sofrimento, não há lugar para comemorações de qualquer espécie.

Purgatorius mckeeveri


 

Reconstrução artística do “Purgatorius” 

Crédito: Andrey Atuchin/Divulgação

 

 

A reportagem de Reinaldo José Lopes para a Folha de S. Paulo traz o título Novos fósseis ajudam a reconstruir avô de todos os primatas (8 mar 2021).

            Trata-se da descoberta de fósseis no estado americano de Montana, do animalzinho de nome esquisito: o Purgatorius mckeeveri, “o mais antigo membro da linhagem dos primatas, a mesma que daria origem a micos-leões-dourados, chimpanzés e, claro, a eu e você.”

Ele é quase tão antigo quanto os dinossauros, tendo vivido há 65,9 milhões de anos, 100 mil anos após a extinção em massa dos dinossauros não-avianos. “Membro do grupo dos plesiadapiformes, o animalejo era onívoro, mas provavelmente tinha especial predileção por frutas.”

 Prosseguem assim as descobertas que comprovam a Evolução das Espécies.

 

https://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2021/03/08/novos-fosseis-ajudam-a-reconstruir-avo-de-todos-os-primatas/

 

Palmeiras Campeão!

 


Copa do Brasil 2020