sexta-feira, 30 de abril de 2021

Fim do mundo

 

Quando, pela manhã, seu computador não abriu porque não reconheceu sua própria senha, ele concluiu:

– Estou morto! 


Dois amigos

 

Dois amigos, cultores de gentilezas, disputavam o melhor microconto. Quando o primeiro disse Você ganhou, o segundo replicou, Não, eu perdi.

 

O significado de ferrar


 

Ruy Castro, dos mais reconhecidos cronistas do país, escreveu na Folha de S. Paulo (27 abr 2021):

 

“...em Brasília, um irritado Edson Pujol, ex-comandante do Exército, ao encontrar-se com um abestado Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, fulminou-o: "Pô, Pazuello, quando o Bolsonaro lhe proibiu de comprar as vacinas você devia ter pedido demissão. Obedecendo, você se ferrou e nos ferrou junto!".

 

Continua Ruy Castro:

 

“É bom ler dicionários. No Aurélio, o verbo ferrar, significando "causar dano ou prejuízo", como o general Pujol o usou, é apenas a sétima acepção; no Houaiss, é a 14ª. Em ambos, a principal acepção é "pôr ferraduras (em cavalgadura)". Com todo respeito.”

 

            Sigo o conselho do cronista e vou ao dicionário (Pequeno Houaiss, disponível em meu computador), em busca de novos significados de ferrar. Para minha surpresa, todas as acepções do verbo servem, de um modo ou de outro, para expressar as reiteradas atitudes do poder central da república frente à sociedade, especialmente em tempos de pandemia. 

      Pôr ferrão na extremidade é ótimo: serve para cutucar, ferir, até torturar se for preciso. 

Pôr ferradura transforma todo mundo, especialmente subordinados e correligionários, em cavalgaduras (como acentuou Castro). 

Marcar com ferro quente é o que se fazia com escravos submissos e inimigos, ao torturá-los. 

Em sentido figurado, significa render-se totalmente a ou entregar-se; o verbo então cai como uma luva, ao tratar dos fanáticos seguidores da cartilha do ódio, ou de uma ideologia obscura, inqualificável; além dos ditos religiosos fundamentalistas, todos seguidores cegos, incapazes de pensar. 

Cravar ou enterrar, por exemplo, as garras na presa, e trucidá-la: é o que se faz com ex-amigos, ex-correligionários, todos aqueles que em determinado momento deixam de seguir a cartilha. 

Guardei por último o significado que mais bem se aplica, o mais verdadeiro, porque de consequências práticas terríveis: deixar mal ou ficar mal, sem saídaprejudicar. É o que se faz com o Brasil hoje; o país está mal; tão prejudicado que parece sem saída!

Vale a pena ir ao dicionário. As palavras e seus significados nos ajudam a pensar, a formar ideia mais aprofundada do tema em questão.

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2021/04/quem-com-ferro-ferra.shtml

 

Filho de peixe

 

Ele conheceu bem o pai do novo vizinho. Quando este lhe atirou a primeira pedra, desculpou-o.