terça-feira, 19 de outubro de 2021

Dicionário Histórico do Português do Brasil



Dicionário Histórico do Português do Brasil


Maria Tereza Camargo Biderman (in memoriam)
Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa

 

Disponível em: 

http://dicionarios.fclar.unesp.br

 

 

 




Interessantíssimo! Vale a pena conhecer.


Erva-de-rato com formigas





“A Asclepias curassavica é conhecida popularmente como: oficial-de-sala, algodãozinho-do-campo ou paina-de-sapo, pertencente a família Asclepiada- ceae. E ́ caracterizada por ter plantas lactescentes com flores hermafroditas actinomorfas geralmente de porte herbáceo, sendo uma espécie ruderal comum produzindo flores e frutos o ano inteiro. Cada flor de Asclepias possui 2 ovários e 5 pares de polinia, os membros de cada par estão conectados, sendo removidos por seus polinizadores. Dentre os insetos polinizadores os pertencentes a ordem Hymenoptera são considerados os mais eficientes. 

No sistema estudado, as formigas agem como parasitas das plantas de A. curassavica, porque roubam o néctar da planta, diminuindo assim a demanda para seus potenciais polinizadores. Elas prejudicam a capacidade da planta em produzir frutos e sementes havendo uma diminuição da aptidão das plantas pela redução das chances de polinização, uma vez que a oferta de néctar diminui ou a presença de formigas inibe polinizadores.”

 

In: Formigas em flores de asclepias curassavica (asclepiadaceae) no Vale do Rio Quilombo: amigas ou inimigas? 

Mariana Azevedo Rabelo (Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil) e Ronaldo Bastos Francini (Universidade Católica de Santos - Campus D. Idílio José Soares, Santos, SP, Brasil). 


http://seb-ecologia.org.br/revistas/indexar/anais/xceb/resumos/836.pdf



Foto: AVianna, mar 2019, jardim