segunda-feira, 13 de março de 2017

Limerique do Miró

O quadro do espanhol Miró tem dado o que falar neste blog. Primeiro foi o Manoel que, num microconto, chamou o homem de preguiçoso. Em seguida, o próprio Manoel, em carta endereçada ao Louco, tratou de expandir o assunto, crítico de arte que ele se considera. E tome Miró novamente. Depois o Louco respondeu, não se responsabilizando pela crítica manoelina. Até que agora surge este limerique do Miró:



diz o pintor chamado Miró
que há uma mulher que parece jiló
olhando pra lua
com cara de mula
e dependurada num cipó


            Bem, digamos que se trata de interpretação livre da pintura, em forma poética.

            Você sabe o que é um limerique?

Resposta ao Sr. Manoel

Prezado Manoel,

recebi com satisfação sua carta e imediatamente publiquei-a no blog, grato pela surpresa. Tardo a responder e peço desculpas.
            O Louco tem enorme interesse em todo o tipo de crítica, em especial à crítica de arte, e coloca-se ao seu inteiro dispor.
Antes de tudo, desejo salientar que muito apreciei a citação da piada sobre o “outro” Manoel, apresentada de modo invertido, daquele que não mora em Niterói. Temo que algum leitor deste blog não conheça a piada original, e como gosto muito dela, a ponto de citá-la nas minhas sessões de psicanálise, reproduzo-a aqui.
            Quando o analisando chegava agitado, apressado em conclusões impensadas, eu perguntava, Você conhece a piada do Manoel? Não? Então ouça:

“Alguns amigos chegam para o rapaz distraído e, aos berros, dizem: Manoel, corre que sua casa em Niterói está pegando fogo, sua mulher e seus filhos correm risco de vida, uma tragédia.
O rapaz corre para a Praça XV, pega a primeira barca para Niterói, e no trajeto, lento, apenas o monótono ruído do motor da barcaça e a bela vista da Baía da Guanabara, ele pensa, Não me chamo Manoel, não moro em Niterói, não sou casado nem tenho filhos, minha casa não está pegando fogo, o que estou fazendo aqui?”

            Alguns pacientes, os que ainda podiam pensar, acalmavam-se, e a sessão prosseguia.
            Caro Manoel, voltemos à resposta a sua cartinha. Desde já, preciso advertir meus leitores que este blogueiro não se responsabiliza pelas opiniões emitidas por terceiros, quando aqui publicadas. O espaço está aberto, pois a democracia ainda é o remédio menos amargo.
            Confesso, Manoel, que Miró não é dos pintores que mais aprecio, mas chamá-lo de preguiçoso, isso me parece julgamento moral, coisa que o Louco é completamente avesso. Respeito sua tese, que tem lá razão de ser, mas não a endosso.
            Mais uma vez, coloco-me à sua disposição, com prazer e honra.
            Seu criado,

                                                            André




PS: Detesto o politicamente correto, Manoel. Portanto, fico com a forma antiga, “risco de vida”, e não aquela que se usa agora, “risco de morte”. Que bobagem!

Roça

Meus quadros favoritos


Gabriele Munter

Hábito de fazer listas



Convivemos, sem perceber, com uma série de listas em nosso cotidiano, desde tempos imemoriais. Leonardo da Vinci elaborava listas das compras que fazia, com os respectivos preços. Ficou famosa porque virou filme a Lista de Schindler, mas hoje só se fala mesmo na lista do Janot!
Também está na ordem do dia a lista de compras, valorizada por um certo discurso de um presidente da república. Mas há lista de tudo o que se possa imaginar: lista de batedores de pênalti, lista dos 100 melhores vinhos, poemas, sonetos, contos, filmes, listas de encomendas feitas por “amigos” quando alguém viaja para o exterior, lista dos convocados para a seleção brasileira, lista dos atores mais ricos de Hollywood, lista dos homens mais ricos do mundo (dos mais pobres nunca vi), das 10 melhores cervejas, dos 10 melhores cantores pop, das cantoras, 10 maiores cidades do mundo, 10 edifícios mais altos, 10 profissões que mais engordam, 10 comidas mais saudáveis e 10 mais nocivas à saúde, 10 mulheres mais poderosas, 10 carros mais econômicos, 10 carros mais vendidos, 10 menos vendidos, e por aí vai, uma lista sem fim esta lista de listas.
Diante de tantas listas, resolvi fazer a minha: lista de duplas que combinam, pares perfeitos, combinações de dar água na boca!

arroz com feijão / pão com manteiga / espaguete com alface /
ostra com champanhe / bife com cebola / massa com molho de tomate / banana frita com canela / frango com quiabo / ovo frito com arroz / pão com ovo frito / picanha com farofa / porco com maçã / espaguete com linguiça / ovo frito com linguiça / linguiça com arroz / pão de queijo com presunto / chope com pastel / morango com chantili / doce de leite com queijo / frango assado com farofa / peru com farofa / filé com fritas / carne seca com abóbora / leitoa com farofa / costela de vaca com mandioca / vinho tinto e queijo / cinema com pipoca / praia e caipirinha / escargô com borgonha / peixe frito com cerveja / cachaça com limão / pão com azeite / pera com gorgonzola / pamonha com café / peixe com molho de camarão / ovo frito com ovo frito, e para terminar esta lista incompleta, amor com amor se paga.


O rei da lista

            Alguns dirão que está faltando assunto ao Louco, o que não é verdade, assunto nunca falta neste “país da piada pronta”, porém o que estou sugerindo é que cada um faça a sua lista preferida, de preferência em duplas, marido e mulher, namorado com namorada, amantes de todos os gêneros, pais e filhos, irmãos com irmãos, amigo com amigo, pois imediatamente surge uma sadia competição, um jogo, para ver quem se lembra mais dos exemplos da lista em questão.
            Experimentem! Vão gostar!