domingo, 24 de setembro de 2017

Fotoabstração N.18





Mínima História da Palavra

           

A crônica de Luis Fernando Verissimo para O Estado de S. Paulo de 21 Setembro 2017, intitulada Decadentes – O neonazismo brasileiro não é nem original, merece especial destaque nesse blog, e parte dela é integralmente transcrita, para deleite daqueles apaixonados pela palavra, seja oral seja escrita.

“A primeira referência, em grego, à prática de escrever, portanto provavelmente a primeira na literatura ocidental, está no livro 6 da Ilíada, e não é boa. Alguém é encarregado de levar “sinais mortíferos”, a inscrição numa lousa, a outro alguém. No tempo da Ilíada, histórias eram transmitidas oralmente, não havia um texto atribuível com certeza a Homero ou sequer certeza de que existia um Homero. Para o público da época, a escrita era algo remoto e misterioso, e as marcas cunhadas em pedra ou argila, como descritas na Ilíada, um código esotérico e certamente sinistro. As marcas aprisionavam e imobilizavam as palavras, levavam-nas para outro domínio e lhes davam outro poder, diferente do poder comum e do sortilégio compartilhado, da palavra dita. Por isso, a escrita estreou na literatura caracterizada como mortífera.” 

Verissimo reafirma que “é a palavra escrita que dá permanência à linguagem”. E diz que o leitor ideal é você, lendo para você mesmo.
Há quem goste de ouvir poesia declamada pelo próprio autor (temos entre nós, por exemplo, gravações de Carlos Drummond de Andrade, com aquela vozinha pequena dele), ou por profissionais, geralmente atores de teatro.
Há quem tenha preferência por ouvir a própria voz interior, ao ler um poema em silêncio. Pertenço a este último grupo.
De qualquer modo, viva a palavra!







Mercêdes corre a Paris Versailles





A Corrida Paris Versailles, La Grande Classique, é uma das provas favoritas dos franceses. É belíssima e desafiadora. São 16 quilômetros correndo ao lado do Rio Sena ou dos verdes bosques de Paris, num cenário deslumbrante. Não se pode esperar menos de uma prova que começa na eterna Torre Eiffel e termina no magnífico Palácio de Versailles.
O circuito começa plano, mas no quilômetro 6 o corredor se depara com a mais temida subida da prova, a “Côte de Gardes”, que tem aproximadamente 7% de inclinação e 2 quilômetros. Após a difícil subida, a corrida possui algumas subidas e descidas menores, perfeita para aqueles que querem provar que superam seus próprios limites! A Corrida Paris-Versailles é animada por várias bandas e pelo carinho e suporte dos espectadores ao longo do percurso, é uma energia contagiante.

Mercêdes Fabiana completou o percurso com facilidade!


A partida



A chegada


Mas Mercêdes está preocupada com o que vão dizer no Brasil, se não foi uma parada gay! Não foi.

Parabéns Mercêdes Fabiana, uma mulher determinada. A Família toda torceu por você!