domingo, 2 de julho de 2017

Pequenas livrarias revivem





As livrarias independentes, além de não estarem mortas, voltaram com força nos Estados Unidos. Em 2009, havia 1.401 livrarias independentes e neste ano elas já somam 2.321. A notícia é dada por Lúcia Guimarães, em O Estado de S. Paulo (01 Julho 2017).
Afirma Lúcia: “Em cidades como Washington, Boston, São Francisco, Chicago e Nova York, é comum noites com mais de um autor debatendo temas além da literatura, como política de saúde e educação”, nessas pequenas livrarias.
“As grandes cadeias de livrarias estão enfrentando a recente morte dos shoppings onde costumavam se instalar. É o que a mídia chama de “apocalipse do varejo”. Enquanto shoppings vão ficando desertos, a vida de pequenas cidades e subúrbios afluentes se volta ao comércio da rua principal e adjacências. É um estímulo à volta da livraria como ponto de encontro e conversa.”
ASSINARA reportagem traz ainda um dado interessante: apenas 6% dos leitores nos Estados Unidos consomem apenas livros digitais, e os livros impressos continuam a atrair leitores de todas as idades.
Conclui Lucia: “Mas a saúde das livrarias independentes mostra que é possível conviver com o e-livros sem abdicar dos prazeres do papel.”
Concluímos nós: fora da Literatura não há salvação.

Foto: Noel Riley