quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

cerrado



também delicado
de inóspito chão, sofrido
assim é o cerrado



Fotos: A.Vianna, Brasília, jan. 2014.

A Batalha do Avaí



Nos últimos dias de 2013 a Sextante editora publicou o livro que é uma obra de arte: A Batalha do Avaí, com o subtítulo A beleza da barbárie: a Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo. Autores: Lilia Moritz Schwarcz, com Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Júnior.
            Assim tem início a narrativa, com a descrição espetacular – sob o ponto de vista literário e de crítica de arte –, de um detalhe central no quadro de Pedro Américo:




“A feição do soldado sentado, de torso nu e boné tricolor à cabeça, disposto no meio do quadro, jamais será desvelada. Ele dirige o seu olhar para o interior da tela. Faz companhia ao combatente negro, o qual, ferido mortalmente à cabeça, parte de vez dessa batalha sangrenta. O mesmo triste fim experimentará o lutador paraguaio em poucos instantes, já que está bem na mira da arma de um militar do exército brasileiro. Diante dele, homens armados avançam para todos os lados, na mais absoluta desordem, empunhando suas baionetas, lanças, espadas e pistolas. A morte está, pois, por toda a parte, em primeiríssimo plano, sem qualquer maquiagem.”

Após longa e detalhada contextualização histórica sobre a Guerra do Paraguai, repleta de ilustrações e obras de arte de pintores brasileiros, o livro traz um Caderno de imagens, com fotografias de Jaime Acioli. Neste Caderno, o enorme quadro de Pedro Américo é esquadrinhado, e cada detalhe acompanhado do respectivo comentário explicativo. A qualidade das fotografias e da impressão é inacreditável!






Não tivemos outra alternativa senão chegar um pouco mais tarde à praia numa terça-feira dessas férias, para revisitar o Museu Nacional de Belas Artes, na Av. Rio Branco, no Rio, ao lado do Teatro Municipal e da Biblioteca Nacional, onde repousa a monumental A Batalha do Avaí. São duas experiências fundamentais: ler o livro e visitar o museu.



Fotos: A.Vianna e Mercêdes, Rio, jan. 2014.