quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Com o passar do tempo...


Homem pássaro

Uma vida a fotografar pássaros: gestos delicados em silêncio, passos lentos, fiapo de voz. Até que aprendeu a voar.


Mulher peixe

Não fazia outra coisa senão mergulhar. Com o passar do tempo, desaprendeu a falar. Apenas borbulhava. 


Gosto de sangue

Depois de longa vida como cirurgião, aposentou-se. Inconformado, comprou um açougue.

Fotos de Enio Machado

A foto do dia




Saíra-sete-cores, Enio Machado


Enio Machado é fã de pássaros e Fotografou 200 espécies da Mata Atlântica desde 2014, nas serras do Mar e da Mantiqueira (Folha de S. Paulo, 5.fev.2020). 
“Enio Machado, 53, prefere procurar pássaros sozinho, sem contar com guias. O jornalista precisou treinar o ouvido para reconhecer cantos e a paciência para conseguir uma boa foto. “Pássaros não param um segundo, se aproximar deles é muito difícil. Você fica em concentração absoluta”, conta.”



Morte de George Steiner




Escritor, crítico e filósofo francês George Steiner
Bertrand Guay - AFP


Três perguntas de George Steiner:

1.    Como é possível a um ser humano civilizado ler Goethe ou Rilke à noite e trabalhar em Auschwitz na manhã seguinte?

2.    Então a cultura não é uma força humanizadora, como acreditamos desde Platão? Finda a hegemonia da cultura livresca, com sua bagagem clássica, vem o quê?

3.    Toda linguagem é um pacto. O pacto antigo morreu, e poucos lamentaram isso porque era um pacto elitista, mas como negar a perda de substância humanística envolvida na operação de trocar a fruição de uma cultura clássica plena de sentido pelo faça-você-mesmo banal do culto ao homem comum?


Essas questões aparecem no artigo de Sérgio Rodrigues, Fiadores da civilização - Morte de George Steiner é um marco sutil mas revelador do nosso tempo, para a Folha de S. Paulo (6.fev.2020), no qual ele lamenta a morte do crítico literário e ensaísta George Steiner, aos 90 anos. Afirma Rodrigues:  “é um daqueles fatos que podem ser lidos como marcadores do “fim de uma era”.
            Escreveu Steiner: “Tecnocracias populistas e de massa caracterizam-se pelo semianalfabetismo”. “Prosperam em meio a uma crise de linguagem, após o fim de um modelo de compreensão do mundo em que “a fala instruída e a escrita eram os fiadores da civilização”.

            Tudo isso me parece muito atual.