quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Preguiça

Imagem & microconto



Ao ver o mar azul e o nascer do sol, correu para a praia! Ao ver a escadaria, voltou para a cama.


 

 

Em tempo: inauguro aqui (é muita falta do que fazer!) novo marcador: “Imagem seguida de microconto”. É que tenho forte atração pela fotografia (e outros tipos de imagens) e há muito cultivo microcontos. Pensei colocá-los juntos. Valerá a pena?

Meriggio

Meus quadros favoritos 



Carlo Carrà (1881-1966)

Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

 



Nesta quinta-feira, 27 de janeiro, revivemos o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Preservar esta memória é uma forma de evitar que aquela grande tragédia se repita.

            Em seu magnífico livro É isso um homem?, Primo Levi registrou:

 

 

“Fechem-se entre cercas de arame farpado milhares de indivíduos, diferentes quanto a idade, condição, origem, língua, cultura e hábitos, e ali submetam-nos a uma rotina constante, controlada, idêntica para todos e aquém de todas as necessidades; nenhum pesquisador poderia estabelecer um sistema mais rígido para verificar o que é congênito e o que é adquirido no comportamento do animal-homem frente à luta pela vida.

... Aqui a luta pela sobrevivência é sem remissão, porque cada qual está só, desesperadamente, cruelmente só. Se um Null Achtzehn vacila, não encontrará quem lhe dê ajuda, e sim quem o derrube de uma vez, porque ninguém tem interesse em que um “muçulmano” [com esta palavra, “Muselmann”, os veteranos do Campo designavam os fracos, os ineptos, os destinados à “seleção”] a mais se arraste a cada dia até o trabalho; e se alguém, por um milagre de sobre-humana paciência e astúcia, encontrar um novo jeito para escapar ao trabalho mais pesado, uma nova arte que lhe propicie uns gramas de pão a mais, procurará guardar seu segredo, e por isso será apreciado e respeitado, e disso tirará uma própria, exclusiva, pessoal vantagem; ficará mais forte, e portanto será temido, e quem é temido é, só por isso, candidato à sobrevivência.

Na história e na vida parece-nos, às vezes, vislumbrar uma lei feroz que soa assim: “a quem já tem, será dado; de quem não tem, será tirado”. No Campo, onde o homem está sozinho e onde a luta pela vida se reduz ao seu mecanismo primordial, essa lei iníqua vigora abertamente, observada por todos.”

 

            Capítulo Os submersos e os salvos

            In É isso um homem?

            Ed. Rocco, 1988, p. 88 a 90.