quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Gabriela


no calor da tarde
corre a criança inocente
ao colo da mãe

Segue-se aldravia de autoria de Paulo Sergio Viana:

linda
criança
linda
flor
lindo
haicai


Foto: Paula Vianna, set 2015, jardim.

Caminho do olhar


Acabo de receber, com enorme satisfação, do ex-aluno, colega e amigo, Dr. Carlos Viegas, o precioso livrinho intitulado Caminho do olhar – Haicai, da editora Araucária Cultural (2014).
            Natural de Abadia, MG, Viegas é mestre e doutor em Pneumologia e Medicina do sono, e professor da Universidade de Brasília.
            Apresenta-se como aprendiz de poeta do haicai, mas quem ler seu livro há de concordar comigo: ele domina o gênero com maestria.
            Viegas, na grande maioria de seus haicais, segue a tradição clássica desse tipo de poema, apresentando como tema central a natureza. Os poemas são distribuídos em quatro grupos, correspondendo às quatro estações do ano.
Quase sempre o poeta obedece a métrica igualmente clássica dos três versos, com respectivamente 5, 7 e 5 sílabas. Os poemas não apresentam um título, o que também acompanha a tradição original do haicai.
            Eis um belo exemplo:

silêncio profundo –
entre o céu e a montanha
surge um arco-íris

            Seguem outros exemplos:

final de tarde –
o grito da saracura
perto do banhado


um tiro ao longe –
rasga o céu de anil
azulão-da-serra


            Este blogueiro cultiva com carinho o haicai: são 136 deles, publicados até agora. É com prazer que encontro no livro de Carlos Viegas alguns haicais muito semelhantes aos aqui apresentados, motivo de orgulho para o Louco!
Parabéns, Dr. Viegas!