quarta-feira, 15 de março de 2017

Obsessividade construtiva.



Óleo The Agnew Clinic de Thomas Eakins, de 1889.


Em sua crônica de hoje na Folha de S. Paulo (15/3), Os destinos do obsessivo, o psicanalista e pensador Fancisco Daudt fala de um aspecto do funcionamento mental pouco comentado, o de que um determinado traço psíquico pode tornar-se doença, ou pode trazer ganho para seu portador.
Ao falar da obsessividade, Daudt afirma que ela surge a partir de duas premissas genéticas: “inteligência (não há obsessivos burros) e herança (pode procurar nos familiares)”.  
“A partir daí ela seguirá dois possíveis destinos típicos: o hipercultural e o contracultural. No primeiro, é como se ela [a criança] quisesse mostrar que não precisa ser mandada, pois já sabe cumprir as leis da cultura, e sabe-as muito melhor do que todos. É a criança certinha que não dá trabalho.
No contracultural, ela é rebelde, se vinga das imposições da cultura. Começa por não fazer no penico, e sim no tapete da sala. Em sua campanha negativista de protesto, será bagunceira, impontual, procrastinadora, respondona, desmazelada com suas roupas e com a higiene, tenderá a aderir à tribos bizarras. ... o ser contracultural, prisioneiro da vingança, é um obsessivo de carteirinha.”
            Afirma Daudt que a obsessividade pode ser “uma bênção...”, mas ela precisa tornar-se “um instrumento de seu portador”. Se este mesmo portador passa a ser escravo dela, aí vira doença.
            Acrescento aqui meu testemunho de que esta teoria parece-me correta. Desde sempre sou da opinião que, se algum dia eu precisasse ser operado, escolheria um cirurgião obsessivo! E não digo isso sem fundamento: eu mesmo fui um cirurgião obsessivo. Que o comprovem meus colegas e ex-alunos, especialmente aqueles que foram meus residentes (e sofreram em minhas mãos).
            Quando iniciei meu aprendizado em Cirurgia, ainda estudante de Medicina, e ao longo de toda minha carreira, observei que havia dois tipos de profissionais: os que desejavam terminar logo com o que estavam fazendo, sem se importarem como o faziam, e aqueles minuciosos, detalhistas, demorados no que faziam, sem pressa de acabar. Bem mais tarde passei a classificar estes últimos de obsessivos, verdadeiro dom para a formação de um bom cirurgião. É a obsessividade construtiva!
            Penso que este meu traço psíquico tenha ficado por aí, que não tenha virado doença. Salvo uma ou outra exceção... 




Desolação em Aleppo

Foto do dia


Ruínas em Aleppo

Vale a pena clicar para ver os detalhes.
Foto: Joseph Eid / AFP