terça-feira, 23 de julho de 2013

O cão humaniza a família

Camões, diante de uma reprodução de Monet.


Uma amiga, mãe de três filhos, sabedora de meu amor pelos cães, puxou conversa, como que a pedir conselho ou aprovação, Meus filhos estão implorando para que eu compre um cachorrinho, mas estou relutante, uma trabalheira danada, moramos em apartamento, vai ser xixi pra todo lado, a briga pra decidir quem vai descer com o cachorro, despesas com veterinário, ração, vacinas, sem falar na implicância do marido, antevejo o inferno...
Faça a vontade deles, respondi, o cão humaniza a família.
Não estou certo de que ela levou a sério esta minha assertiva, pois não teceu qualquer comentário. Pode ter pensado, Humanos somos nós, não os cães; por consequência, apenas o humano é capaz de humanizar.
Devo admitir que há lógica nesta afirmação, mas como humanização diz muito mais respeito às emoções que à lógica, reafirmo a ideia de que temos muito a aprender com os animais, especialmente com os cães.
Algum tempo depois, a amiga veio com a novidade, André, você não sabe o que minha filha de cinco anos me disse outro dia, Mamãe, depois que o Lulu chegou nós não brigamos mais! A menina referia-se às constantes brigas entre os irmãos, que tornaram-se mais raras com a presença do bichinho.
Segundo Ulisses Tavares, organizador do singelo mas bem cuidado livrinho Poemas que latem ao coração (Editora Nova Alexandria, 2009), às vésperas de sua morte ocorrida no dia 9 de outubro de 1998, o grande poeta e tradutor José Paulo Paes registrou numa última gravação:

Dúvidas

Não há nada mais triste
do que um cão em guarda
ao cadáver de seu dono.
Eu não tenho cão.
Será que ainda estou vivo?

            O poeta foi bem mais radical que eu, ao sugerir que a ausência do cão junto ao homem indica que ele já morreu, embora muitas vezes não se aperceba disso. O cão traz vida à casa!

Foto: Mercêdes, Brasília, junho de 2013.