sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Dia Nacional do Livro



 Homenagem ao Livro

29 de outubro

Fundação da Biblioteca Nacional

Ruy Castro ganha Prêmio Machado de Assis

Ruy Castro ganha Prêmio Machado de Assis

Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo

 

 

Ruy Castro ganha o Prêmio Machado de Assis de 2021, pelo conjunto de sua obra. Decisão dos Acadêmicos em reunião ordinária da ABL, nesta quinta-feira, dia 28 de outubro. O prêmio não era entregue desde 2017. 

“Ruy Castro nasceu em 1948, em Caratinga (MG). Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Nelson Rodrigues e Garrincha ("Estrela solitária", vencedor do Jabuti), e de livros de reconstituição histórica, sobre o samba-canção, a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.”

O Prêmio Machado de Assis, desde 1941, é entregue a autores que se destacam pelo conjunto da obra. Já receberam o prêmio Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Rubem Fonseca, Silviano Santiago, Ferreira Gullar, Ana Maria Machado, Antonio Candido e João José Reis.

Parabéns ao grande Ruy Castro, um dos melhores cronistas do país!

 

https://oglobo.globo.com/cultura/livros/academia-brasileira-de-letras-retoma-premio-machado-de-assis-premia-escritor-ruy-castro-25255801?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

 

Paisagem marroquina

Meus quadros favoritos


Henri Matisse, 1909. 

A dureza da vida



Foto do turco Mehmet Aslan foi a vencedora do

Concurso Internacional de Fotografia de Siena

Mehmet Aslan/SIPA Contest

 

 

Foto vencedora do Concurso Internacional de Fotografia de Siena deste ano.

          "Chamada "Hardship of Life" (a dureza da vida), a imagem do fotógrafo turco Mehmet Aslan mostra o refugiado Munzir al-Nazzal, que teve a perna direita amputada ao ser atingido por uma bomba quando andava em um mercado na cidade de Idlib, no norte da Síria." 

          "Ele segura em seus braços Mustafa, 5, que nasceu sem os membros superiores e inferiores devido a um problema congênito causado pelas medicações que sua mãe, Zeynep, teve que tomar após ser atingida por um gás tóxico em meio ao conflito."


          A força da imagem ao retratar a tragédia da guerra!

  

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/10/foto-comovente-de-pai-e-filho-feridos-na-guerra-siria-vence-premio-internacional.shtml