sexta-feira, 11 de março de 2022

Esperança

 Imagem & Microconto



          Despediu-se do homem que amava e que foi para a guerra. Chorou muito. Permaneceu na janela.


Foto de autor desconhecido.

Palmeiras vence depois de 27 anos

Crônica esportiva 

 

 

Milton Neves, grande radialista e homem de tevê, para mim o melhor locutor esportivo da atualidade, antes do jogo informou que o Palmeiras não vencia o São Paulo no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, há 27 anos. Um absurdo de tempo, a beirar a eternidade.

            Talvez este fato tenha influenciado o comportamento do alviverde no jogo de ontem. Começa o jogo e o Palmeiras partiu para cima, como se diz no jargão.  “O Palmeiras tinha 78% de posse de bola no minuto nove, quando anotou 1 x 0, gol de Rony.” A frase é do PVC, um dos maiores cronistas esportivos da atualidade, sempre atento aos detalhes, números, estatística etc, de cada jogo. 78% de posse de bola!!!

            De fato, nos primeiros 9 min, o Palmeiras massacrou o time da casa. Além do domínio de campo, atacou com 5 jogadores na frente, o que resultou em um chute na trave e um belo gol. Em seguida – restei pasmo! – o time recuou.

            Daí em diante foi ataque contra defesa. Ferrolho suíço, como se dizia muito antigamente. E o Palmeiras esteve ameaçado pelo empate, quem sabe, surpreendido depois por uma virada. Isso acontece.

            Foi medo de perder? Foi nervosismo do técnico e dos jogadores? Foi desespero para quebrar a escrita? Isso também acontece... (Há quem não acredite; eu acredito em escrita...)

            Os grandes times europeus não jogam assim. O Flamengo de Jesus não jogava assim. Eles fazem um gol e, novamente, partem para cima, fazem 2, 3, 4, vai por aí. É disso que a torcida gosta! Isso dá confiança ao clube e há uma chance de se repetir no jogo seguinte. O resto é covardia.

            Há quem pense diferente. Tive um amigo torcedor fanático (italiano fanático é pleonasmo) do Catanzaro, time do sul da Itália, que dizia:

            – Pra mim, quando meu time ganha, 1 a 0 é goleada!

            Abel Ferreira precisa repensar a estratégia.

 

Às vezes, deveríamos regressar a certos gestos...

100 anos de José Saramago

 



“Às vezes, disse, deveríamos regressar a certos gestos de ternura antigos, Que sabes tu disso, não viveste nos tempos da reverência e do beija-mão, Leio o que contam os livros, é o mesmo que lá ter estado […]”

 

 

José Saramago

A Caverna

 

https://blimunda.josesaramago.org/epigrafe/

 

Salvem o Meio Ambiente

A foto do dia 


Brasília

Certamente mais de 15 mil pessoas no maior ato pelo Meio Ambiente já realizado em Brasília, ocorrido há dois dias, na Esplanada dos Ministérios.  


Foto: #AtoPelaTerra/Twitter

 

Desilusão

 

Viveu seis meses no Paraíso. Em 50 anos nunca fora tão amada. Até que vendeu o apê e emprestou o dinheiro ao namorado. Nunca mais soube dele.



gato preto



 
gato preto
camuflagem improvável
à luz do dia


Foto: AVianna, mar 2022

Brasil colônia

Charge do dia 


Amarildo


          Acrescento um comentário, coisa geralmente desnecessária e até contraindicada em se tratando de charges.
          As falas de ambos os personagens foram ditas no Ano Internacional da Mulher.
          Esta talvez seja a melhor que eu tenha visto nos últimos tempos. Charge perfeita! Parabéns, Amarildo!