sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Energúmeno e o ignorante


Devemos consultar sempre o dicionário!  É o que me aconselha meu irmão Paulo Sergio, escritor, poeta, conhecedor da língua mãe, e de quebra, mestre no Esperanto. Diante de certa declaração recente vinda de alta autoridade do governo, nominando Paulo Freire de energúmeno, só me restou ir aos dicionários. Energúmeno?
            Caldas Aulete registra: 
1. Ant. Pessoa possuída pelo demônio ou que age como um possesso; 2. Fig. Indivíduo não confiável, por ser desprezível e estúpido; BOÇAL.
O Priberam informa: 
1. [Antigo]  Pessoa dominada pelo .demônio. = POSSESSO; 2. [Figurado]  Pessoa que, dominada pela paixão, tem atitudes ou comportamentos excessivos.3. [Figurado]  Fanático intolerante.4. [Pejorativo]  Pessoa considerada ignorante ou muito básica. = BOÇAL
Dicionário Online português:   
[Antigo] Aquele que acreditava estar possuído pelo demônio; possesso. [Figurado] Sujeito sem conhecimento, que age como um boçal; imbecil, ignorante. Indivíduo que possui um comportamento descontrolado; quem se descontrola por excesso de paixão; desatinado. 
O Houaiss não podia faltar:
1(obsl.) possuído pelo demônio, possesso; 
2 (p.ext.) indivíduo que, exaltado, grita e gesticula excessivamente; 
3 (fig.) indivíduo desprezível, que não merece confiança; boçal, ignorante.
        No Dicionário Informal encontramos vários sinônimos para energúmeno: cabaço burro idiota possesso imbecil tonto panaca retardado doido inútil preguiço inerte fera xepa estúpido desnorteado tolo incapaz endemoninhado endiabrado energúmeno traquinas travesso fanático carola devoto exaltado jacobino furioso indignado iracundo possuído inútil  endemoniado mal caráter tomado envolvido puto ignorante jegue jumento anta estafermo estrupício cretino mentecapto apaixonado inergúmeno louco besta camelo calhau cavalgadura abécula alimária abantesma desequilibrado descontrolado desatinado arrebatado abestado inábil néscio lerdaço ineficiente disparatado asneirento.
Os demais dicionários consultados, incluindo o respeitadíssimo Laudelino Freire, registram praticamente os mesmos conceitos acima relacionados. Como não encontrasse significado algum que coubesse à ilustre figura de Paulo Freire, muito pelo contrário, só encontrei antônimos, concluo que o acusador não tem o hábito de ir aos dicionários, como recomenda meu irmão. Trata-se de um ignorante, no sentido mais simples do termo: aquele que ignora, que não sabe, e, pior, não busca saber. 



Ruth, Omair e um casamento feliz

Galeria de Família


Para nós, crianças criadas no interior, as visitas do Tio Omair e Tia Ruth, eram acontecimentos mágicos. 
            Relembro: Omair era o irmão mais moço de nosso pai, e Ruth a esposa dele. Para ir logo ao ponto mais importante da história, eles eram os únicos da família com curso superior, ambos químicos formados pela Universidade do Brasil. Pelo menos para mim isso causava um sentimento de respeito e admiração enormes. 
            Ruth e Omair viviam no Rio de Janeiro, cultivavam hábitos modernos, eram pessoas modernas, em comparação aos capiaus de Guaratinguetá. (Pronto, escrevi.)
            Eles eram afáveis no trato, a fala mansa, Tia Ruth tinha uma risada gostosa, mais alta, a boca aberta; não eram de muitas palavras, nunca pronunciavam uma fofoca; cultivavam a Alegria. 
            Por gentileza da Ruth, exponho em nossa Galeria a foto de ambos, a esbanjar alegria. Transcrevo algumas palavras de Ruth, no e-mail em que me enviou as fotos:
            
“Com a graça de Deus e a ajuda de parentes e amigos maravilhosos estou conseguindo conviver com a saudade imensa do Tio. Foram 61 anos de um casamento de muito amor, muito companheirismo e muita felicidade. Estou contribuindo com duas [fotos]: de um encontro da turma da faculdade, que realizávamos todo ano em diferentes hotéis, para o qual confeccionávamos blusas. ENQ (na manga ) significa Escola Nacional de Química (da antiga Universidade do Brasil ), hoje Escola de Química da UFRJ. A segunda dispensa apresentação e corrobora a beleza de nosso País.”

            Emocionantes as palavras da Tia Ruth. Muito obrigado por tudo, Ruth.