sábado, 18 de outubro de 2014

O que você prefere?


Ao meu amigo Aldo, flor do asfalto,
que até hoje não sabia o que é um bolo cozido a sol.


Os adultos, com o sadismo de cada um, adoram judiar das crianças. Estas, que ainda só percebem o lado concreto das coisas, levam ao pé da letra o que vêem e ouvem. Lembro-me bem, eu era um menino pequeno, bem pequeno, e me espantava com as perguntas que os adultos me faziam, sempre em tom de galhofa, hoje descritas como pegadinhas.
– Que cor é o cavalo branco de Napoleão?
Ora, eu nunca ouvira falar naquele tal de Napoleão, nunca o vira mais gordo ou mais magro; como poderia saber a cor do cavalo dele? Nem sabia que ele tinha cavalo.
– O que pesa mais, um quilo de chumbo ou um quilo de algodão?
Pergunta mais besta, claro que o chumbo pesa mais! Todo mundo sabe disso, comparar logo com algodão, a coisa mais levinha que existe!
– O que você vai ser quando crescer?
Esta não era bem uma pegadinha, mas era tão irritante quanto. Será que eu tenho que ser outra coisa diferente do que sou hoje, eu pensava. Dependendo do tom em que era formulada a questão, ela soava como uma cobrança: você terá que ser alguma coisa no futuro. Mas ser o quê? O que era ser? Aquilo era mesmo de atordoar.
– Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Outra pergunta besta, claro que a galinha veio primeiro, é ela quem bota o ovo! Alguém já viu ovo botar galinha? No máximo, do ovo nasce um pintinho.
– O que você prefere? Um bolo cozido a sol ou sete facadas na cabeça?
Não há dúvida que esta era a pior delas. Bolo cozido a sol talvez não fosse ruim, mas sete facadas na cabeça matariam qualquer um. Mas por que uma opção era ruim e a outra parecia boa? Até que me explicaram o significado de bolo cozido a sol: uma bosta de vaca daquelas bem grandes, redondas, que deixadas na estrada pelo animal, endureciam com o sol, parecendo um bolo. ARGH!, que nojo!
Pois não é que, agora já bem velho, esta questão – um bolo cozido a sol, ou sete facadas na cabeça? – me veio à mente assim que terminou o segundo debate entre os candidatos à Presidência da República há dois dias!

Céu de Florença

A foto do dia.




as delicadezas
do anoitecer em Florença
pura poesia

Foto: A.Vianna, Florença, set. 2014.

Golpe de mestre


Baseado em fatos reais.

Invadiram a pequena empresa de marmitas, roubaram o cofre, e fugiram numa carroça puxada a burro.