terça-feira, 12 de setembro de 2017

Linda capa

           Este blogueiro curte capas de livros e sem qualquer modéstia afirma que já produziu o astronômico número de 4 capas. Por isso reproduz esta nova edição do Evangelho segundo Jesus Cristo, do Saramago, com belíssima capa da Alfaguara. Parabéns Alfaguara. 




Educação no brejo



Deu no Estadão:

“Metade dos brasileiros adultos (entre 25 e 64 anos) não concluiu o ensino médio. O número é mais do que o dobro em relação à média (22%) dos países da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), que traz nesta terça-feira, 12, um estudo comparativo sobre índices educacionais entre 41 países, o Education at a Glance. Além disso, 17% não terminaram nem mesmo o ensino fundamental, ante 2% na média da OCDE. Os dados, divulgados nesta terça-feira, 12, se referem ao ano de 2015.”

Este blogueiro não tem mais forças para comentar essas coisas, apenas dá a notícia do jornal.


Manacá




manacá florido
esperança no jardim
em tempo de seca


Foto: A.Vianna, set 2017.

(Clique na foto para ampliar.)

Mabecos em assembleia



         Com o título espetacular Os cachorros selvagens que votam em assembleia, Javier Salas publica interessantíssima reportagem para El País (11 SET 2017).
Os mabecos, que vivem na África, são uma espécie selvagem da família dos cachorros. São animais muito sociáveis e saem em grupo para caçar. Eles contam com líderes que, pela hierarquia, alimentam-se da caça antes dos demais. Mas não há um poder absoluto dos membros dominantes do grupo.
Os mabecos, antes de começarem a se movimentar em grupo ou saírem para caçar, realizam reuniões vibrantes, “altamente ritualizadas”, com enorme importância social, “porque servem para representar a unidade como bando”. Porém, apenas um terço das reuniões terminam com o grupo saindo para caçar, o que intrigava os pesquisadores.
Afirma Salas: “Os cientistas da Botswana Predator Conservation Trust monitoraram exaustivamente 68 desses encontros, em cinco bandos diferentes, para chegar a esses sinais ocultos. E depois de revisar as gravações e cruzar dados com o resultado das reuniões, surgiu uma conclusão que, dizem, lhes pareceu inacreditável. Os mabecos se reúnem em forma de assembleia: votam se estão de acordo com partir ou se preferem ficar mais tempo ali.”

(Fico assombrado com a disciplina e determinação desses cientistas, toda uma vida a estudar o comportamento de cães selvagens na África!!! Graças a eles avança a Ciência.)

Os animais usam uma forte exalação pelo nariz, um tipo de “espirro sonoro”, para manifestar sua posição. Eles correm juntos, grunhem, levantam nuvens de pó, porém apenas “o número de espirros ouvidos em uma reunião era indicativo de seu resultado”. (Coiotes, cães domésticos e chacais, arfam, roncam e bufam para se comunicar.)
Dizem os cientistas políticos que “os mabecos dominantes do bando têm mais poder de barganha, mas esse sistema de votação oferece um contrapeso político para que nem sempre imponham seu critério (falham um quarto das vezes) e para que a classe baixa mabeca possa ter sucesso em suas convocatórias.”
Os gorilas de montanha, a partir de grunhidos, usam um sistema parecido. Os suricatas, as abelhas melíferas e os macacos-prego também votam as saídas coletivas.
Salas propõe que os especialistas em animais se deixem ajudar por sociólogos, porque as semelhanças de comportamento são importantes. É um tipo de Evolução das Espécies ao contrário: o que já sabemos dos humanos pode ser aplicado aos animais.
            Mas estamos aprendendo sempre com nossos irmãos.