domingo, 5 de abril de 2020

As irmãs Makioka




Termino a leitura de As irmãs Makioka, de Jun‘Ichiro Tanizaki (Estação Liberdade, 2019). Como o livro contém 742 páginas, e não é barato, passou-me célere pela mente uma nuvem de tristeza, só de pensar que muito poucas pessoas haverão de lê-lo, sem saber o que estarão perdendo.
            Passada a tal nuvem, retorna meu estado de espírito de esfuziante alegria, por ter lido a obra aos 73 anos de idade, em plena lucidez – sou grato à Vida por isso!
            Trata-se de um romance, parece que o único escrito pelo autor, que descreve a saga das quatro irmãs Makioka. A mais velha é casada e tem vários filhos que nunca entram na história, embora o marido seja muito atuante; a segunda também é casada, tem uma filha pequena, menina inteligente, e o marido é igualmente decisivo; a terceira, aos 35 ainda permanece solteira, e precisa casar para que a quarta irmã, a koisan (irmã caçula) possa casar. (Koisan é bem da pá virada...) Aí está o resumo da história, que vai do início do século XX até a metade da Segunda Guerra Mundial. 
            O que interessa mesmo é a literatura de altíssimo nível, a despeito de se tratar de uma tradução. (São quatro os tradutores: Leiko Gotoda, Kanami Hirai, Neide Nagae e Elisa Atsuko Tashiro, merecedores de aplausos pelo esforço hercúleo, imagino.) A leitura é agradabilíssima, mágica mesmo, pois embora nada aconteça de extraordinário, prende o leitor até a última página. Aos interessados, já postei trecho do livro, sob o título “Vagalumes”, aqui no blog:
 http://loucoporcachorros.blogspot.com/2020/03/vagalumes.html
            Minto, vez em quando acontece um tsunami de montanha, um tufão, uma doença grave em uma das irmãs, a morte de certo pretendente, mas logo a vida volta ao normal, serena e pacífica, em “ritmo milenar”, se é que existe tal expressão.
            A contínua citação de restaurantes japoneses e as respectivas comidas típicas é de dar água na boca! 
            Jun’Ichiro Tanizaki (1886-1965), nascido em Tóquio, foi um magistral contador de histórias! Inicio a crônica falando de minha alegria ao ler o livro, mas bate uma certa tristeza ao terminar a leitura, uma certa melancolia. Quem ainda não sentiu isso diante de um bom livro?
            

ensina-me


oh! gigante misterioso
não conhecerei todos teus segredos
tens o poder e a fúria dos deuses
a simplicidade do Deus único, a eternidade 
ensina-me a lidar com os ciclos
com a Lua e o magnetismo
oh! universo submerso
mostra-me que o acaso não importa
revela-me tua humildade 
que também segues leis
e sabes ser pequeno
afasta meus medos e dúvidas 
dá-me a coragem dos navegadores
oh! imenso deserto de sal
fonte preciosa de ar e vida
tantos morreram de sede em tuas águas
muitos ainda viverão do teu sopro
dá-me a calma dos pescadores
ajuda-me a aceitar o vazio
cura-me da ambição de ser eterno


                                                                  
Moisés Lobo Furtado (01/04/2020)


Com enorme prazer, este blog apresenta o agora poeta Moisés, conhecido até então como exímio microcontista! Pois ele também é poeta!