quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Monumento Natural Mantiqueira


 


Piquete, Picos dos Marins

Imagem, https://www.cidadeecultura.com

 

 

O governo do Estado de São Paulo acaba de criar o Monumento Natural Mantiqueira, protegendo o que resta da Mata Atlântica no estado.

A área protegida tem pouco mais de 10 mil hectares. Ela fica na Serra da Mantiqueira entre os municípios de Cruzeiro e Piquete, e será gerida pela Fundação Florestal. 

Hoje, diz o site da SOS Mata Atlântica, “restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.” 

São vários os tesouros do Monumento Natural Mantiqueira como o Túnel da Mantiqueira, palco de uma das principais batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932. Outros dois destaques dentro da área protegida são os Picos do Marins e do Itaguaré. Dois  pontos mais altos de São Paulo, o Pico do Marins tem 2.427m, e o de Itaguaré 2.308m.

 



O pico do Itaguaré

Imagem, http://www.araucariaecoturismo.com.br/

 

João Lara Mesquita, autor desta reportagem (12 jan 2021), informa que a Serra da Mantiqueira foi o local escolhido para o primeiro parque nacional do País, o Parque Nacional do Itatiaia criado em 1937 abrangendo os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. 

Na região está inserida a bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul, curso de água que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rio atravessa a região do Vale do Paraíba e é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna’.




Cachoeira Curiaco, Piquete 

Imagem, https://www.mercadinhopiratininga.com.br/

  

“Ao todo foram catalogadas durante os estudos para a criação da nova UC mais de 400 espécies. Só de aves são 294. Mas ainda há 56 tipos de anfíbios, 40 de mamíferos e 15 espécies de peixes, entre outros.”

Parabéns ao governo do Estado de São Paulo.

Estou a falar da região onde cresci e que amo até hoje.

 

 

https://marsemfim.com.br/monumento-natural-mantiqueira-nova-uc-de-sao-paulo/