domingo, 8 de março de 2015

Pequenas considerações sobre Para sempre Alice



O filme, cuja protagonista, Julianne Moore, ganhou o Oscar de melhor atriz, já é sabido, trata de uma mulher, uma intelectual, acometida pela forma precoce do Mal de Alzheimer.

Pior, a doença tem caráter familial, os genes são transmitidos aos filhos na  altíssima percentagem de 50%. Quando a filha é comunicada desta terrível possibilidade, a reação dela não é proporcional à catástrofe anunciada, tanto que em seguida ela engravida de gêmeos, por inseminação artificial. Os embriões são selecionados, de modo que os filhos não desenvolverão a doença. Mesmo assim, a mãe será acometida, pois o teste para o mal foi positivo.

Concluo daí, e esta conclusão não pretende esgotar o assunto, que a ameaça desta doença não amedronta tanto os mais jovens quanto aterroriza os mais velhos. A razão deste comportamento constitui lei da natureza. O homem aprendeu a defender-se de todas as maneiras possíveis. O perigo não assusta tanto quando está mais distante no tempo.

Para os idosos, Alzheimer é um perigo iminente, constante, permanente, um susto cotidiano. Quando um velho esquece um fato corriqueiro, o nome do autor de um certo livro, o diretor ou o/a protagonista de um filme da moda, enfim, uma palavra qualquer, alguém da mesa logo exclama, Olha o alemão! E o engraçadinho não faz ideia de como isso ameaça o idoso. O mesmo fato do esquecimento ocorrido entre jovens passa despercebido, trata-se apenas de simples falha da memória.

Talvez seja esta a razão do grande impacto causado pelo filme, o fato inusitado de a doença poder acometer uma pessoa em plena fase produtiva da vida. Alice era uma mulher brilhante. Os velhos, de modo geral, já não o são.

6 comentários:

  1. Já se morreu de infarto, AIDS e câncer. Nos países pobres morre-se de diarréia. O destino conspira contra a imortalidade.

    ResponderExcluir
  2. PS: E agora morre-se de Vodka para não se morrer de tédio

    ResponderExcluir
  3. Há entre os aforismos do ´louco por cachorros´ um que diz que o problema não é o esquecimento. São as lembranças.
    Em outras palavras: há coisas que é melhor esquecer...

    ResponderExcluir
  4. Tem aquele remédio natural que é muito bom pra evitar o Alzheimer....Como é que o nome mesmo???

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir