terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Médicos esgotados



 

O artigo de Zuenir Ventura para O Globo de hoje (8 fev 2022) traz o título Médicos no Limite - A causa do cansaço, e é importante porque trata da classe mais afetada, juntamente com outros profissionais da saúde, pela pandemia.

“... a CPI da Covid, apontou em seu relatório final o presidente Bolsonaro como um dos principais responsáveis, senão o principal, pela maior tragédia sanitária da história do país, que já havia causado 600 mil mortes. Pesaram então sobre ele a acusação de nada menos que nove crimes, entre os quais charlatanismo e prevaricação.”

“O que há de mais impactante na recente pesquisa revelada pela jornalista Evelin Azevedo, promovida pela Associação Médica Brasileira (AMB) em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), é que a maioria dos participantes (51%), a própria classe, reprova a condução da pandemia pela atual gestão. Trinta e quatro por cento classificaram a atuação como péssima; 16,6%, ruim; e 21%, como regular. Apenas 14,6% dos médicos têm a pasta como referência para indicar um tratamento. A maior parte (65,1%) se baseia na orientação das sociedades de especialidades e associações médicas.”

“A nova onda de Covid-19 provocada pela Ômicron gerou um forte impacto emocional nos médicos, que se disseram apreensivos (51,6%), esgotados (51,1%) e ansiosos (42,7%). Sem falar nos colegas de trabalho que se sentem estressados (62,4%), sobrecarregados (64,2%) ou exaustos (56,2%).”

“Quem melhor resume o atual estado físico e de espírito geral é o médico José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM. Além do aumento de casos e da diminuição de profissionais em atividade devido à contaminação, ele aponta como causa maior do cansaço físico e emocional a “sensação de que estamos enxugando gelo e de que a pandemia não vai acabar logo”. Essa “sensação” é confirmada pelos números, que continuam superando as 700 mortes diárias, vítimas do que Bolsonaro considera uma “gripezinha”.

 

De minha parte, fico abismado com o resultado da pesquisa aqui anunciada, ao saber que 14,6% dos médicos têm como referência o Ministério da Saúde, para indicar o tratamento para a Covid-19. De que planeta vieram esses negacionistas, cuja responsabilidade é ainda maior, exatamente por serem médicos?

 

https://blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/causa-do-cansaco.html

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário