sábado, 26 de junho de 2021

Homem Dragão





A descoberta do crânio do ‘homem dragão’ pode adicionar espécie à árvore genealógica da humanidade. Esta é a manchete do artigo de Carl Zimmer, para The New York Times (26 jun 2021), com tradução de Augusto Calil.

“Cientistas anunciaram nesta sexta-feira, 25, que um grande crânio fossilizado de pelo menos 140 mil anos pertence a uma espécie humana ancestral desconhecida anteriormente, uma descoberta com capacidade de transformar a visão científica a respeito de como - e mesmo onde - nossa espécie, Homo sapiens, evoluiu. 

O crânio é de um hominídeo adulto, que tinha um cérebro enorme, testa proeminente, olhos profundos e um nariz bulboso. O fóssil ficou escondido em um poço abandonado por 85 anos, após um operário encontrá-lo em uma construção na China.” 

“Os pesquisadores batizaram a nova espécie como Homo longi e lhe deram o apelido de "Homem Dragão", em homenagem à região do Rio do Dragão, no noroeste da China, onde o crânio foi descoberto.”  

É possível que o Homo longi seja a espécie humana mais próxima à nossa, e não os neandertais, como se pensava até agora. Vários especialistas discordaram desta hipótese.

"É lindo", afirmou John Hawks, paleoantropólogo da Universidade de Wisconsin-Madison. "É muito raro encontrar um fóssil como esse, com a face em boas condições. A gente sonha em encontrar algo assim." 

“O crânio do Homo longi parece de um adulto de porte grande. Suas bochechas eram achatadas e sua boca, larga. A mandíbula inferior está faltando, mas com base no aspecto da mandíbula superior do Homem Dragão e de outros crânios humanos fossilizados os pesquisadores inferiram que ele tinha pouco queixo. Os cientistas afirmam que o cérebro dele era aproximadamente 7% maior do que o cérebro dos humanos atuais.” 

            E as descobertas que reafirmam a Evolução das Espécies prosseguem!

 

 

https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,a-descoberta-do-cranio-do-homem-dragao-pode-adicionar-especie-a-arvore-genealogica-da-humanidade,70003759800

 

Um comentário:

  1. Os cientistas descobrem detalhes incríveis! Certeza de que não aconteceu tudo em sete dias!

    ResponderExcluir