Há dois dias postei nesse blog texto sobre a linguagem neutra. A certa altura, escrevi: Agora Começo A Ficar De Orelha Em Pé! Nunes Marques é o relator; a AGU é contra; o Ministério da Educação também é contra; melhor pensar sobre o assunto. Não deu outra!
http://loucoporcachorros.blogspot.com/2021/12/linguagem-neutra.html
Leio hoje em O Estado de S.Paulo que “Kassio Nunes suspende julgamento sobre linguagem neutra nas escolas”, matéria de Weslley Galzo.
O ministro Kassio Nunes Marques retirou o julgamento do plenário virtual, para ser votado presencialmente na Corte. Com o recesso do Poder Judiciário no próximo dia 17, o tema só deverá ser analisado em 2022.
Informa Galzo: “a pauta insufla o discurso do presidente Jair BolsonaroLing, que nesta terça-feira, 7, afirmou que o vocabulário neutro “dos gays” “vai estragando a garotada”.
“A chamada 'linguagem neutra' ou ainda 'linguagem inclusiva' visa a combater preconceitos linguísticos, retirando vieses que usualmente subordinam um gênero em relação a outro. A sua adoção tem sido frequente sobretudo em órgãos públicos de diversos países e organizações internacionais”, afirmou Fachin. “Sendo esse o objetivo da linguagem inclusiva, é difícil imaginar que a sua proibição possa ser constitucionalmente compatível com a liberdade de expressão”, completa. “Sem liberdade de ensino e de pensamento não há democracia”.
Fiz bem em manter a orelha em pé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário