A foto do dia
Em meu ponto de vista, esta é uma das mais lindas fotografias da premiadíssima Paula Vianna, fotógrafa sub, tirada em Papua Nova-Guiné, hoje residente em Búzios, RJ.
O peixe, por si só, é espetacular, bela obra da natureza. Tem o nome de peixe-leão, é venenoso e não tem predadores naturais; por isso é considerado invasivo.
Mas a arte está na composição fotográfica!
Comecemos pelo fundo, de um azul profundo, que confere a neutralidade necessária para que os outros elementos sejam revelados. Além do azul, temos apenas as cores vermelha e branca.
No centro da fotografia se destacam as barbatanas do peixe, dispostas verticalmente, listradas de branco e vermelho; as barbatanas inferiores obedecem a mesma disposição vertical.
O corpo do animal é composto de listras vermelhas e brancas, igualmente verticais.
A moldura do quadro é composta por corais filamentares, também vermelhos e dispostos verticalmente, a sugerir movimento ao sabor das correntes.
Os únicos elementos dispostos na posição horizontal são as barbatanas laterais, várias à esquerda de quem olha e apenas uma à direita. Tais elementos quebram de forma perfeita o predomínio das formas verticais.
A “regra dos terços” está bem delimitada por uma linha horizontal na extremidade superior das barbatanas; e outra que passa exatamente pelas barbatanas horizontais do animal.
Uma foto perfeita!
Linda!
ResponderExcluirPerfeita mesmo!!!
ResponderExcluirAinda o chão compondo a moldura, completamente na horizontal.