domingo, 14 de março de 2021

Os Ashkenazy



Vladimir e Dimitri

 

Não canso de repetir: a influência de minha mãe foi decisiva no desenvolvimento de meu gosto musical, sem que eu tenha adquirido qualquer educação formal em música ao longo da vida: sou gratíssimo a ela.

            Pródiga em informações sobre música erudita, quase todas colecionadas como ouvinte da Radio MEC, eu a ouvia falar constantemente de Vladimir Ashkenazy (1937-), virtuose do piano e regente, intérprete de Mozart, Beethoven e outros clássicos.

            Ontem recebi mensagem de minha filha mais velha, a me recomendar o Concerto para clarineta de Mozart, interpretado por um certo Dimitri Ashkenazy, de quem nunca tinha ouvido falar. Belíssimo!

Investiguei: descobri que o homem é filho do Vladimir, hoje com 84 anos: ambos, pai e filho, gravaram o Concerto para clarineta e o Quinteto para piano, clarineta e cordas, obras magistrais de Mozart: especial indicação de minha filha!

Sou mesmo um homem de sorte.

2 comentários:

  1. E eu grata demais pela influência musical de meu maravilhoso pai!!!!

    ResponderExcluir
  2. De mãe para filho, deu no louco; de pai para filho, deu no Vladimir.
    Vamos ouvir!

    ResponderExcluir