terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Sagres refaz epopéia



Navio-escola português Sagres refaz a primeira viagem de circunavegação no séc. XVI. 
Foto: Infoglobo


Em jornada de 371 dias, o navio-escola Sagres zarpou de Lisboa no dia 5 de janeiro, para passar por 22 portos de 19 países diferentes, repetindo o episódio que marcou para sempre a história da navegação, grande feito da humanidade. A reportagem é de Filipe Barini para O Globo (10 fev 2020).
“A jornada do navio-escola Sagres busca o caminho feito há 500 anos pela esquadra comandada por Fernão de Magalhães. Sem os recursos de navegação, de comunicação ou mesmo de saúde disponíveis hoje, os cinco navios com 250 tripulantes a bordo se lançaram rumo ao Oceano Atlântico em 20 de setembro de 1519. Foram 1.081 dias a bordo, cruzando três oceanos e mudando a perspectiva sobre o planeta, destroçando mitos medievais e traçando novas rotas comerciais.
O custo humano, porém, foi colossal: dos 250 tripulantes que começaram a viagem, apenas 18 retornaram ao porto de Sanlúcar, na Espanha, em 6 de setembro de 1522. Fernão de Magalhães não estava entre eles: o navegador foi morto durante uma batalha nas Filipinas, em abril de 1521, sendo o restante da viagem comandado pelo espanhol Juan Sebastián Elcano.”




Um comentário: