sábado, 24 de junho de 2017

Um belo presente



             Em quase toda desgraça podemos encontrar alguma coisa que se salve, aprendi com meu irmão. Assim foi com a recente visita de nosso Presidente à Rússia, como atesta a reportagem de Clarissa Thomé, para O Estado de S. Paulo (23 Junho 2017), intitulada Museu Imperial de Petrópolis está de olho no presente de Putin a Temer.
            Ninguém poderia esperar gesto mais bonito, mais elegante, do que o efetuado por Putin, logo ele: deu de presente ao colega Michel Temer cinco cartas escritas por d. Pedro II (1825-1891) ao czar Alexandre II (1818-1881), penúltimo imperador russo.
O Museu Imperial de Petrópolis guarda extenso arquivo de cartas trocadas entre d. Pedro II e vários chefes de estado e intelectuais, como Victor Hugo, Louis Pasteur, Richard Wagner. Nosso imperador fez três grandes viagens ao exterior: em 1871 (Europa e Oriente Médio), 1876 (Estados Unidos, Europa e Oriente Médio), e 1887 (Europa).
            As tais cartas de d. Pedro II presenteadas por Putin foram adquiridas pelo governo russo nos Estados Unidos.
Ainda segundo a reportagem, “a coleção de registros de viagem de d. Pedro II recebeu o reconhecimento da Unesco com a inscrição no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, em 2013. A premiação tem status de Patrimônio Documental da Humanidade.”


Foto: Reprodução do Diário do Imperador d. Pedro II, publicado pelo Museu Imperial em 1999.




Um comentário: