Deu no Estadão de hoje:
“SÃO
PAULO - Quase seis em cada dez alunos (57%) de 8 anos no Brasil não dão conta
de resolver problemas simples de Matemática. Entre as crianças dessa idade, 22%
terminam o 3.º ano do ensino fundamental sem conseguir ler um texto. Isso é o
que mostram os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2014,
divulgada nesta quinta-feira, 17, pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o
ministro Renato Janine Ribeiro, essa realidade “envergonha” o País.”
Afirmou o Ministro:
“Nós não só queremos que todos saibam
do tamanho do drama como queremos denunciá-lo. Tudo isso é inaceitável em
termos sociais”.
Em Escrita, outra competência medida
pela ANA, 34,5% dos estudantes estavam em patamares inadequados.
Em Leitura, as Regiões Norte e Nordeste
têm 35,06% e 35,56% dos alunos no pior nível. No Sudeste e no Sul, essas taxas
são de 13,05% e 11,94%.
Em Matemática, 57% dos alunos de 8 anos
estão nos níveis 1 e 2 - o que configura um baixo desempenho, dominando apenas
a primeira das operações - a adição.
“No ciclo de alfabetização, a falta de
interpretação de texto impede que os alunos avancem no domínio dos cálculos.
Esses problemas, dizem especialistas, acompanham o aluno em toda a trajetória
escolar. Nos anos seguintes, as crianças terão problemas para aprender Ciências
ou Geografia por falta dessas habilidades básicas.”
Nada pode
ser pior para o país do que este quadro. Porém, é preciso admitir um avanço:
– O
Ministro da Educação agora diz-se envergonhado!
Não basta ter vergonha, é preciso um plano para sair desse estado de calamidade. Já faz tempo que se sabe de sua existência!
ResponderExcluir