sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Calamidade!

Deu no Estadão de hoje:

“SÃO PAULO - Quase seis em cada dez alunos (57%) de 8 anos no Brasil não dão conta de resolver problemas simples de Matemática. Entre as crianças dessa idade, 22% terminam o 3.º ano do ensino fundamental sem conseguir ler um texto. Isso é o que mostram os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2014, divulgada nesta quinta-feira, 17, pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o ministro Renato Janine Ribeiro, essa realidade “envergonha” o País.” 

Afirmou o Ministro:

“Nós não só queremos que todos saibam do tamanho do drama como queremos denunciá-lo. Tudo isso é inaceitável em termos sociais”.

Em Escrita, outra competência medida pela ANA, 34,5% dos estudantes estavam em patamares inadequados.

Em Leitura, as Regiões Norte e Nordeste têm 35,06% e 35,56% dos alunos no pior nível. No Sudeste e no Sul, essas taxas são de 13,05% e 11,94%.

Em Matemática, 57% dos alunos de 8 anos estão nos níveis 1 e 2 - o que configura um baixo desempenho, dominando apenas a primeira das operações - a adição. 

“No ciclo de alfabetização, a falta de interpretação de texto impede que os alunos avancem no domínio dos cálculos. Esses problemas, dizem especialistas, acompanham o aluno em toda a trajetória escolar. Nos anos seguintes, as crianças terão problemas para aprender Ciências ou Geografia por falta dessas habilidades básicas.” 

            Nada pode ser pior para o país do que este quadro. Porém, é preciso admitir um avanço:

O Ministro da Educação agora diz-se envergonhado!




Um comentário:

  1. Não basta ter vergonha, é preciso um plano para sair desse estado de calamidade. Já faz tempo que se sabe de sua existência!

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