quarta-feira, 12 de março de 2014

50 minutos


O velho fazia sua caminhada diária quando um carro parou junto ao meio fio e pediu informação – supõe-se, pois não houve testemunhas. O caminhante levou dois tiros no peito e morreu instantaneamente.
Um advogado amigo da família e com vocação detetivesca interessou-se pelo caso, já que a polícia fez pouco ou nenhum progresso nas investigações durante os seis meses subsequentes. Aparentemente o velho não tinha inimigos. Nos últimos dez anos sua convivência social reduziu-se a duas ou três pessoas, incluindo a própria mulher, de um segundo casamento, com quem estava casado há vinte e poucos anos. As aventuras amorosas haviam se perdido no tempo. Ele não devia dinheiro a ninguém, aliás, não devia nada a ninguém. E não dispunha de seguro de vida.
O advogado amigo da família, residente no bairro da vítima, passou a fazer a mesma caminhada, repetindo o trajeto e horário, diariamente. Observador por natureza, mantinha-se atento aos homens e mulheres com quem cruzava, quase todos acima dos cinquenta anos, contava os carros que rodavam pela rua àquela hora da manhã, anotava marcas, modelos e cores dos veículos, de um ou outro registrava o número da placa. Fez isso durante seis meses.
Do mesmo modo que a polícia, não pôde chegar a pista alguma. As marcas de sangue deixadas pelo morto na calçada estavam quase que completamente apagadas. Ninguém mais comentava sobre o crime. A esposa do velho, alguns anos mais nova, havia se casado de novo. O advogado recebeu ótima proposta de emprego numa grande firma de advocacia e mudou-se para São Paulo.
Ao chegar em casa depois de 50 minutos de caminhada, esta foi a história que o velho deixou registrada em seu computador, ele que pretendia publicar um livro de contos sobre crimes sem solução. Morreu de infarto alguns minutos depois.

6 comentários:

  1. Com quem a viuva se casou?

    ResponderExcluir
  2. De fato, primoroso, surpreendente! Um retrato apropriado da insensatez nossa de cada dia... A linguagem enxuta, direta, neutra, acentua o mistério, tirando dele qualquer ameaca de sentimentalismo. Na medida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom receber seus comentários sobre a forma! É o mais importante.

      Excluir
  3. Dr, o post contém os ingredientes fundamentais de um boa história policial: simplicidade e precisão da narrativa, mistério, assassinato brutal, investigação oficial inconclusiva, investigação paralela interrompida, perguntas sem resposta, dúvidas, enfim, a justiça por fazer. Há material suficiente levantado pelo advogado para que alguém continue a investigação paralela, sem falar no trabalho da polícia que não pode ser descartado. A história da esposa mais nova que se casa novamente e que provavelmente herdou grande parte dos bens do velho precisa ser detalhada. O novo marido, na certa mais novo que o velho assassinado, também faz parte da trama. A estranha disposição do advogado amigo da família em conduzir seis meses de investigação é algo que precisa ser explorado. Gostei do estilo fluido e sem rodeios, típico destas histórias. Por tudo isso, a história pede uma continuação. Aguardo então os próximos posts...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, agradeço suas ótimas sugestões, de quem entende do assunto. Porém, você se esqueceu do título do conto: tenho apenas 50 minutos.

      Excluir