terça-feira, 12 de abril de 2022

Plum Blossoms, Green Background

Meus quadros favoritos 

 

 

Henri Matisse, 1948 (Expressionismo)

 

 

Ao olhar demoradamente para esta pintura, sinto dificuldade para expressar por quê ela me emociona tanto! Talvez seja a planura do vermelho, cor uniforme, tanto na mesa como na blusa da moça. Ou serão as flores, pequenos traços coloridos, singelos, em ambos os vasos? A angulação da mesa à esquerda sugere que a parede também faça um estranho ângulo naquele ponto, acompanhando a mesa. A decoração da parede, me parece o que há de mais sofisticado na pintura. (Há dois retângulos roxos à esquerda, não sei o que representam. Decoração apenas?) Os vasos e o espaldar da cadeira são descoloridos. As frutas amarelas sobre a mesa me parecem peras. Mas a moça é o centro do quadro: tem o cabelo verde da cor da parede, o pescoço longo, o contorno do rosto quase incolor, e é desprovida de feições. Talvez seja isso que me tenha emocionado, sua falta de identidade!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário