Reconstrução de imagem de átomos de um cristal
de praseodímio ampliado em 100 milhões de vezes
Divulgação/Universidade Cornell
Isso é absolutamente extraordinário!!!
Reportagem de Everton Lopes Batista para a Folha de S. Paulo (14 jul2021):
“A melhor imagem de um átomo até o momento foi obtida por cientistas da Universidade Cornell (Estados Unidos).
Para obter a foto, os cientistas usaram um microscópio eletrônico para ampliar em 100 milhões de vezes um cristal de praseodímio (Pr), um tipo de mineral. O microscópio usado emite um feixe de elétrons para capturar padrões no objeto por meio da interação. Os padrões depois podem ser traduzidos em imagens.
A grande sacada dos pesquisadores foi usar um algoritmo próprio capaz de formar uma imagem de altíssima resolução tendo os padrões como base. O único borrão que pode ser visto na imagem vem do próprio movimento dos átomos, um estremecimento constante. A técnica usada é chamada de pticografia.
O resultado foi uma imagem de uma precisão imensa, da ordem de picômetros, ou um trilionésimo de um metro. A descrição do estudo que deu origem à fotografia foi publicada em artigo no final de maio na revista científica Science.
“Além de estabelecer um novo recorde, o feito nos leva a um novo limite final para a resolução [de imagens]. Podemos agora descobrir onde os átomos estão de uma maneira muito fácil. Isso abre um monte de novas possibilidades de coisas que queremos fazer há muito tempo", afirmou o físico David Muller, um dos responsáveis pela pesquisa, em um comunicado publicado pela Universidade Cornell.”
Espantoso!
ResponderExcluir