Nova espécie de primata é descoberta na Amazônia, é a manchete do artigo de Cassandra Carla Silva Castro para a Agência Cenarium (7 ago 2021).
Informa Cassandra Castro: “A espécie de mico descoberta pelo biólogo Rodrigo Araújo, que só é encontrada na Região Norte do Estado do Mato Grosso, recebeu o nome de sagui-de-Schneider (M. schneideri) em homenagem ao professor Horacio Schneider, que é reconhecido pelo pioneirismo e grande contribuição para a pesquisa da diversidade e evolução dos macacos. A descoberta realizada por Rodrigo Araújo é a terceira desde 2019 e integra a pesquisa realizada por ele para a defesa do doutorado em Biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Antes do micoSchneideri, agora em 2021, o cientista já havia descoberto as espécies Plecturocebus grovesi e o mico Munduruku, ambas em 2019.”
“O pesquisador explica que o mico é um gênero composto por 16 espécies diferentes e que são encontradas na região do arco do desmatamento, que compreende áreas que vão do Oeste do Maranhão e Sul do Pará, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre. Durante os trabalhos de campo que realizou, Rodrigo viu regiões bastante degradadas, uma realidade que altera o equilíbrio da floresta e, consequentemente, de seus habitantes.”
“No caso do mico Schneideri, a área onde foi encontrada a espécie está localizada no Rio Teles Pires, onde existem várias hidrelétricas que impactaram o habitat do animal, mas os responsáveis pelos empreendimentos não sabiam da existência dos macacos, o que poderia ter evitado consequências nocivas aos primatas.”
Há muito ainda por descobrir na Amazônia, antes que acabem com ela.
A Amazônia é um tesouro!
ResponderExcluir