“A lavadeira (Fluvicola nengeta), também conhecida como lavandeira ou noivinha, é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. Vem frequentemente ao chão, mesmo barrento, em busca de alimento. É ave de espaços abertos.
Originalmente, ocorria no Brasil somente nos estados do Nordeste, do Maranhão à Bahia. Tem, contudo, ampliado sua distribuição pelo Sudeste do país, aparecendo no Rio de Janeiro já na década de 1950.
Costuma surgir no início da manhã à procura das piscinas, onde acostumou-se a se banhar. Aparece quase sempre em grupos de dois ou três indivíduos. Possui um canto curto e agudo. Seu comportamento indica um grau de confiança em relação ao homem, pois costuma se aventurar no meio da piscina se houver algo boiando e que o sustente. Permite, ao observador, aproximar-se a uma curta distância.
O nome “mascarada” é em função de uma faixa negra que lhe atravessa os olhos. Costuma andar aos pares (casal).
O nome "lavadeira" é uma referência à sua predileção por cursos d'água. O nome "noivinha" é uma referência à sua coloração branca predominante.”
Aumenta assim o número de fotógrafos interessados em passarinhos neste blog! Bem-vindos!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lavadeira-mascarada
Bela descrição. Não sabia nada disso.
ResponderExcluirÉ o Google!
Excluir