domingo, 20 de junho de 2021

500.000 mortos

 

Este Louco por cachorros é um blog que fala de Arte, muito de Literatura, Pintura, Fotografia, alguma coisa sobre Educação, Política, Psicanálise, Humor, e outras coisas mais, com ênfase em microcontos, poesia, romance, evolução das espécies, com a leveza que meus pouquíssimos leitores exigem, se é que exigem alguma coisa – nunca me pediram nada, me aceitam como eu sou. Escrevo, portanto, com liberdade. Escrevo mais para mim mesmo, quase sempre sobre amenidades.

            Impossível permanecer indiferente diante do meio milhão de brasileiros mortos pela Covid-19. Difícil é expressar os sentimentos diante da tragédia.

            Tristeza.

            Abatimento.

            Raiva.

            Perplexidade.

            Frustração.

            Ódio mesmo.

            Inconformismo.

            Indignação.

            Todas as palavras correlatas serão insuficientes, nem é preciso consultar o dicionário analógico. Porém, em branco o fato não pode passar. Sou grato por ter sido vacinado e até agora poupado da doença. Não é medo da morte, é pavor diante do isolamento de uma UTI gelada, distante de todas as pessoas que compõem e sempre compuseram minha vida. Não desejo morrer assim, e sinto muitíssimo pelas famílias que perderam entes queridos dessa trágica maneira. Choramos todos – quase todos –, por eles.

            A outra face da tragédia reside exatamente nesse quase todos. Estamos divididos, radicalmente. Irmãos se desentendem com irmãos, filhos com pais, amigos entre si, o dissídio generalizou-se, apartando as pessoas. Em razão de quê? Todos têm razão e ninguém tem razão, pois o diálogo se perdeu. Foi-se a capacidade de pensar. Ninguém tem razão, mas, penso eu, alguns têm menos razão ainda.

            O mais triste é que ainda não chegamos ao fundo do poço.

3 comentários:

  1. Tristeza e angústia.
    O tema é insuportável e mesmo assim o Louco escreveu com arte.

    ResponderExcluir
  2. Terror, é quando peguei o resultado e estava positivo. Só vinha na cabeça, vou para hospital, com falta de ar, vão me falar, Sr Míledi, precisamos te entubar, mas vai dar tudo certo, já que você voltará... pavor.

    ResponderExcluir
  3. Nesse meio milhão existe uma faixa de irresponsabilidade, de cruel indiferença por parte de autoridades. Isso causa indignação ainda maior.

    ResponderExcluir