quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Vacinação pública ou privada?

 

 

A discussão sobre a vacinação contra o coronavírus, se pública ou privada, ganha corpo na mídia. Como sempre, é bom ler a opinião ponderada de Hélio Schwartsman para a Folha de S.Paulo (5.jan.2021). Diz ele:

 

“A vacinação só será capaz de pôr fim à epidemia se estiver no âmbito de um programa universal e público. E, se a circulação do vírus permanecer muito elevada, nem quem tem dinheiro para pagar por um imunizante estará livre de riscos. Vacinações são por excelência uma estratégia coletiva de saúde.”

 

         Este o ponto fundamental: trata-se de questão de saúde coletiva, e assim deve ser atacada. 

         Por outro lado, a medicina privada é atividade difundida em todos os países democráticos, e não seria justo impedi-la agora de exercer sua nobre função, tomando-se os cuidados necessários. Destaca Schwartsman:

 

“Seria decerto um despropósito se a iniciativa privada e o setor público entrassem numa disputa suicida pelos mesmos imunizantes.”

 

Ao concluir sua crônica, Schwartsman, indiretamente, ressalta o papel decisivo do SUS na imunização da população brasileira:

 

“Só voltaremos a algum tipo de normalidade depois que a maioria dos brasileiros tiver recebido sua vacina —e apenas o poder público é capaz de fazer isso.”

 

         Mais bem colocado, impossível!

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/01/vacinacao-publica-ou-privada.shtml

 

Um comentário:

  1. Os que defendem a proibição da vacina privada não comentam o imenso crescimento da riqueza dos mais ricos (e empobrecimento dos mais pobres), durante a pandemia?

    ResponderExcluir