terça-feira, 28 de janeiro de 2020

CAPES na mão de um criacionista




Sede da CAPES em Brasília

Para quem não sabe, a sigla CAPES significa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A entidade trata da formação de professores e da pós-graduação, elementos indispensáveis para a manutenção de um bom ensino superior no país.
            Pois agora a CAPES está na berlinda, não por alguma ação de destaque na área a que se destina, mas porque o ministro da educação nomeou para dirigi-la um adepto do criacionismo.
O Sr. Benedito Aguiar é ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, instituição confessional onde seria aceitável o ensino da doutrina religiosa segundo a qual todas as espécies são obra de Deus, não tanto da seleção natural neodarwiniana.
Mas a coisa é ainda pior. O Sr. Aguiar é adepto do design inteligente, ou “criacionismo científico”, teoria que postula que uma inteligência superior rege a existência dos seres vivos. Cada um tem o direito de acreditar no que bem entende, mas isso não faz da teoria algo que segue o método científico.
Afirma Paulo Saldaña para a Folha de S.Paulo (24 jan 2010): “A mera possibilidade de que o presidente da Capes carreie recursos da instituição para fomentar estudos de inspiração religiosa e incompatíveis com a ciência contemporânea já seria motivo para não o indicar ao cargo.”
E se a CAPES  agora começa a barrar pesquisas que de algum modo possam contrariar as convicções religiosas de seu chefe? O país vai na contra mão do avanço científico apresentado pelas nações mais desenvolvidas hoje. Caminhamos em direção ao atraso.



2 comentários:

  1. Seria útil se o louco nos esclarecesse sobre o que vem a ser "criacionismo científico".

    ResponderExcluir