Os 100 Melhores Poemas da Literatura Brasileira, Os 1000 Filmes que você não pode deixar de ver, Os 50 Melhores Romances da Literatura Universal, As Melhores Histórias de Terror de Todos os Tempos, Os Melhores Contos Brasileiros, Meus Autores Preferidos (essa categoria exige que o organizador seja uma celebridade, tipo Gisele Bündchen), e a variedade vai por aí afora. É a mania das listas.
Basta estampar na capa Os Melhores, e pronto, a armadilha está armada, o chamariz a coçar a curiosidade do leitor. Se alguma editora utilizar-se da palavra Antologia, o efeito não será o mesmo. Antô o que? Agora, Os Melhores serão sempre os melhores.
Mas que Melhor é esse? Melhor na opinião de quem? Quem organizou a lista? O organizador entende do riscado? Nada disso interessa ao leitor que examina a capa do livro e compra, se for o Melhor! Palavrinha mágica, essa!
Meu possível leitor pode estar imaginando que deliro, que escrevo asneiras, de onde tirei isso de listas? Humberto Eco escreveu um livro sobre listas: A Vertigem das Listas (Record, 2010), que não comprei porque achei chato demais. Porém o grande escritor, filósofo, semiólogo, linguista, bibliófilo italiano sabia das coisas, e percebeu que essa mania de listas vem de longe. Leonardo da Vinci registrava pequenas listas de compras (com finalidade até hoje desconhecida) em seus preciosos cadernos!
Este humilde preâmbulo serve apenas para justificar a lista que apresento em seguida, e que sugiro seja examinada com cuidado.
Todas as obras de Ludwig van Beethoven,
segundo a organização do próprio compositor.
Número de obras
|
Nome
|
Data de composição
|
op.1 n.1
|
1.º Trio para piano, violino e violoncelo em mi bemol maior
|
1793
|
op.1 n.2
|
2.º Trio para piano, violino e violoncelo em sol maior
|
1793-1794
|
op.1 n.3
|
3.º Trio para piano, violino e violoncelo em dó menor
|
1794
|
op.2 n.1
|
1ª sonata para piano em fá menor
|
1794
|
op.2 n.2
|
2° Sonata para piano em lá maior
|
1795
|
op.2 n.3
|
3ª Sonata para piano em dó maior
|
1795
|
op.3
|
1.º Trio para violino, viola e violoncelo
|
1796
|
op.4
|
1.º Quinteto de cordas
|
1795-1796
|
op.5 n.1
|
1.ª Sonata para violoncelo e piano
|
1796
|
op.5 n.2
|
2.ª Sonata para violoncelo e piano
|
1796
|
op.6
|
Sonata para piano a quatro mãos
|
1796-1797
|
op.7
|
4.ª Sonata para piano em mi bemol maior
|
1796-1797
|
op.8
|
Serenata para violino, viola e violoncelo
|
1796-1797
|
op.9 n.º 1
|
2.º Trio para arcos
|
1796-1798
|
op.9 n.º 2
|
3.º Trio para arcos
|
1796-1798
|
op.9 n.º 3
|
4.º° Trio para arcos
|
1796-1798
|
op.10 n.º 1
|
5.ª Sonata para piano em dó menor
|
1796-1798
|
op.10 n.º 2
|
6.ª Sonata para piano em fá maior
|
1796-1798
|
op.10 n.º 3
|
7.ª Sonata para piano em ré maior
|
1796-1798
|
op.11
|
4.º Trio para piano, clarineta (ou violino) e violoncelo em si bemol maior
|
1798
|
op.12 n.º 1
|
1.ª Sonata para piano e violino
|
1797-1798
|
op.12 n.º 2
|
2.ª Sonata para piano e violino
|
1797-1798
|
op.12 n.º 3
|
3.ª Sonata para piano e violino
|
1797-1798
|
op.13
|
8.ª Sonata para piano em dó menor "Patética"
|
1798-1799
|
op.14 n.1
|
9.ª Sonata para piano em mi maior
|
1798-1799
|
op.14 n.2
|
10.ª Sonata para piano em sol maior
|
1798-1799
|
op.15
|
1° Concerto para piano e orquestra
|
1798-1799
|
op.16
|
Quinteto para piano e sopros
|
1796
|
op.17
|
Sonata para piano e trompa (ou violoncelo)
|
1800
|
op.18 n.1
|
1.º Quarteto de cordas em fá maior
|
1798-1800
|
op.18 n.2
|
2.º Quarteto de cordas em sol maior
|
1798-1800
|
op.18 n.3
|
3.º Quarteto de cordas em ré maior
|
1798-1800
|
op.18 n.4
|
4.º° Quarteto de cordas em dó menor
|
1798-1800
|
op.18 n.5
|
5.º Quarteto de cordas em lá maior
|
1798-1800
|
op.18 n.6
|
6.º Quarteto de cordas em si bemol maior
|
1798-1800
|
op.19
|
2.º Concerto para piano e orquestra
|
1794-1795-1798
|
op.20
|
Septeto para clarinete, trompa, fagote, violino, viola, violoncelo e contrabaixo
|
1799-1800
|
op.21
|
1° Sinfonia em Dó Maior
|
1799-1800
|
op.22
|
11.ª Sonata para piano em si bemol maior
|
1799-1800
|
op.23
|
4.ª Sonata para piano e violino
|
1800-1801
|
op.24
|
5.ª Sonata para piano e violino "A Primavera"
|
1800-1801
|
op.25
|
Serenata para flauta, violino e viola
|
1795-1796
|
op.26
|
12.ª Sonata para piano em lá bemol maior Marcha Fúnebre
|
1800-1801
|
op.27 n.1
|
13.ª Sonata para piano em mi bemol maior
|
1801
|
op.27 n.2
|
14.ª Sonata para piano em dó sustenido menor "Ao Luar"
|
1801
|
op.28
|
15.ª Sonata para piano em ré maior "Pastoral"
|
1801
|
op.29
|
2.º Quinteto para cordas
|
1801
|
op.30 n.1
|
6.ª Sonata para piano e violino
|
1802
|
op.30 n.2
|
7.ª Sonata para piano e violino
|
1802
|
op.30 n.3
|
8.ª Sonata para piano e violino
|
1802
|
op.31 n.1
|
16.ª Sonata para piano em sol maior
|
1802
|
op.31 n.2
|
17.ª Sonata para piano em ré menor "A Tempestade"
|
1802
|
op.31 n.3
|
18.ª Sonata para piano em mi bemol maior
|
1802
|
op.32
|
Canção: An die Hoffnung para voz e piano
|
1805
|
op.33
|
Sete Bagatelas para piano
|
1800-1802
|
op.34
|
Seis variações para piano
|
1802
|
op.35
|
Quinze variações e fuga para piano (sobre um tema de "As Criaturas de Prometeu")
|
1802
|
op.36
|
2° Sinfonia in ré maior
| |
op.37
|
3° Concerto para piano e orquestra
|
1800-1802
|
op.38
|
Trio para piano, clarinete (ou violino) e violoncelo, arranjado do op.20
|
1803
|
op.39
|
Dois Prelúdios para piano ou órgão
|
1789
|
op.40
|
Romance para violino e orquestra n.º 1 em sol maior
|
1802
|
op.41
|
Serenata para piano e flauta (arranj. op.25)
|
1803
|
op.42
|
Noturno para piano e viola (arranj. op.8)
|
1803
|
op.43
|
As Criaturas de Prometeu
|
1800-1801
|
op.44
|
14 variações para piano, violino e violoncelo em mi bemol maior
|
1800
|
op.45 n.1
|
1.ª Marcha para piano a quatro mãos
|
1802-1803
|
op.45 n.2
|
2.ª Marcha para piano a quatro mãos
|
1802-1803
|
op.45 n.3
|
3.ª Marcha para piano a quatro mãos
|
1802-1803
|
op.46
|
Canção: Adelaide para voz e piano
|
1795-1796
|
op.47
|
9.ª Sonata para violino e piano "Kreutzer"
|
1802-1803
|
op.48
|
Seis canções para voz e piano (sobre poemas de Gellert)
|
1803
|
op.49 n.1
|
19.ª Sonata para piano em sol menor
|
1788
|
op.49 n.2
|
20.ª Sonata para piano em sol maior
|
1796
|
op.50
|
Romance para violino e orquestra nº 2 em fá maior
|
1802
|
op.51 n.1
|
1.º rondò para piano
|
1797
|
op.51 n.2
|
2.º rondò para piano
|
1800
|
op.52
|
Oito canções para voz e piano (sobre textos de vários autores)
|
1785-1793
|
op.53
|
21.ª Sonata para piano em dó maior "Waldstein"
|
1803-1804
|
op.54
|
22.ª Sonata para piano em fá maior
|
1804
|
op.55
|
3.ª Sinfonia em mi bemol maior "Eroica"
|
1802-1804
|
op.56
|
Concerto Tríplice para piano, violino, violoncelo e orquestra
|
1803-1804
|
op.57
|
23.ª Sonata para piano em fá menor "Appasionata"
|
1804-1805
|
op.58
|
4.º Concerto para piano e orquestra
|
1806
|
op.59 n.1
|
7.º Quarteto de cordas em fá maior
|
1806
|
op.59 n.2
|
8.º Quarteto de cordas em mi menor
|
1806
|
op.59 n.3
|
9.º Quarteto de cordas em dó maior
|
1806
|
op.60
|
4º Sinfonia in si bemol maior
|
1806
|
op.61
|
Concerto para violino e orquestra
|
1806-1807
|
op.62
|
Abertura "Coriolano"
|
1807
|
op.63
|
Trio para violino, violoncelo e piano (trascr. op.4)
|
1807
|
op.64
|
Sonata para violoncelo e piano (trascr. op.3)
|
1807
|
op.65
|
"Ah! Perfido" cena e ária para soprano e orquestra
|
1795-1796
|
op.66
|
12 Variações para violoncelo e piano
|
1798
|
op.67
|
5° Sinfonia in dó menor
|
1807-1808
|
op.68
|
6° Sinfonia in fa maggiore "Pastoral"
|
1807-1808
|
op.69
|
3.ª Sonata per violoncelo e piano
|
1808
|
op.70 n.1
|
5.º Trio para violino, violoncelo e piano em ré maior Fantasmas
|
1808
|
op.70 n.2
|
6.º Trio para violino, violoncelo e piano em mi bemol maior
|
1808
|
op.71
|
Sexteto para sopros
|
1796
|
op.72
|
Fidelio - Ópera em dois atos
|
1805-1806-1814
|
op.73
|
5.º Concerto para piano e orquestra "Imperador"
|
1809
|
op.74
|
10.º Quarteto de cordas em mi bemol maior "Harpa"
|
1809
|
op.75
|
Seis canções para voz e piano (sobre textos de vários autores)
|
1809
|
op.76
|
Seis Variações para piano
|
1809
|
op.77
|
Fantasia para piano
|
1809
|
op.78
|
24.ª Sonata para piano em fá sustenido maior "Pour Thérèse"
|
1809
|
op.79
|
25.ª Sonata para piano em sol maior
|
1809
|
op.80
|
Fantasia para piano, coro e orquestra
|
1809-1810
|
op.81a
|
26.ª Sonata para piano em mi bemol maior "Les adieux, L'absence, Le retour"
|
1809-1810
|
op.81b
|
Sexteto para quarteto de cordas e duas trompas
|
1794
|
op.82
|
Quatro arietas e um dueto para voz e piano
|
1795-1796
|
op.83
|
Três canções sobre poemas de Goethe para voz e piano
|
1809-1810
|
op.84
|
"Egmont" - Abertura e Música de cena sobre um texto de Goethe
|
1809-1810
|
op.85
|
"Cristo no Monte das Oliveiras" para solistas, coro e orquestra
|
1801-1803
|
op.86
|
Missa em Dó Maior
|
1807
|
op.87
|
Trio para dois oboés e corninglês
|
1793-1794
|
op.88
|
Canção: "Lebensglück
|
1803
|
op.89
|
Polonaise para piano
|
1814
|
op.90
|
27.ª Sonata para piano
|
1814
|
op.91
|
"A Vitória de Wellington" para orquestra
|
1813
|
op.92
|
7° Sinfonia in lá maior
|
1811-1812
|
op.93
|
8° Sinfonia in fá maior
|
1812
|
op.94
|
Canção: "An die Hoffnung" (seconda versione)
|
1813
|
op.95
|
11.° Quarteto de Cordas em fá menor "Serioso"
|
1810
|
op.96
|
10.ª Sonata para piano e violino
|
1812
|
op.97
|
7.º Trio para violino, violoncelo e piano em mi bemol maior "Arquiduque"
|
1811
|
op.98
|
Ciclo de canções: "An die ferne Gelibte" (À Bem Amada Distante) para voz e piano
|
1815-1816
|
op.99
|
Canção: "Der mann von Wort" para voz e piano
|
1816
|
op.100
|
"Merkenstein" para voz e piano
|
1815
|
op.101
|
28° Sonata para piano em lá maior
|
1815-1816
|
op.102 n.1
|
4° Sonata per piano e violoncelo
|
1815
|
op.102 n.2
|
5° Sonata per piano e violoncelo
|
1815
|
op.103
|
Octeto para 2 oboés, 2 clarinetes, 2 trompas e 2 fagotes
|
1792
|
op.104
|
3° Quinteto de cordas (trascr. op.1 n.3)
|
1817
|
op.105
|
Seis temas variados para piano e flauta (ou violino)
|
1817-1818
|
op.106
|
Sonata para piano n.º 29 em si bemol maior "Hammerklavier"
|
1817-1818
|
op.107
|
Dez temas variados para piano e flauta (ou violino)
|
1817-1818
|
op.108
|
25 Canções Escocesas para voz, piano, violino e violoncelo
|
1815-1816
|
op.109
|
Sonata para piano n.º 30 em mi maior
|
1820
|
op.110
|
Sonata para piano n.º 31 em lá bemol maior
|
1820-1821
|
op.111
|
Sonata para piano n.º 32 em dó menor
|
1820-1822
|
op.112
|
Duas Canções para voz e piano sobre textos de Goethe
|
1815
|
op.113
|
"As Ruínas de Atenas" abertura e oito peças para orquestra
|
1811
|
op.114
|
Marcha com coro para "A Consagração da Casa"
|
1822
|
op.115
|
Abertura "Zur Namensfeier"
|
1815
|
op.116
|
Terceto para soprano, tenor, baixo e orquestra "Tremate empi, tremate!"
|
1802-1814
|
op.117
|
"Rei Estêvão", abertura e nove peças para orquestra
|
1811
|
op.118
|
Canto elegíaco para quatro vozes e quarteto de cordas
|
1814
|
op.119
|
12 Bagatelas para piano
|
1820-1822
|
op.120
|
33 Variações sobre uma valsa de Diabelli para piano
|
1819-1823
|
op.121a
|
Variações para piano, violino e orquestra
|
1815-1816
|
op.121b
|
"Opferlied" para soprano e orquestra
|
1796-1824
|
op.122
|
"Bundeslied" para soprano, contralto, coro, 2 clarinetas, 2 fagotes e 2 trompas
|
1822
|
op.123
|
Missa em Ré Maior "Missa solemnis"
|
1818-1822
|
op.124
|
Abertura "Consagração da Casa"]
|
1822
|
op.125
|
9.° sinfonia em ré menor "Coral"
|
1822-1824
|
op.126
|
Seis Bagatelas para piano
|
1823-1824
|
op.127
|
12.° Quarteto de cordas em mi bemol maior
|
1822-1825
|
op.128
|
Arieta "O Beijo" para voz e piano
|
1798-1822
|
op.129
|
Rondò para piano
|
1795
|
op.130
|
13.° Quarteto de cordas em si bemol maior
|
1825-1826
|
op.131
|
14.° Quarteto de cordas em dó sustenido menor
|
1826
|
op.132
|
15.° Quarteto de cordas em lá menor
|
1825
|
op.133
|
Grande Fuga para Quarteto de cordas
|
1825
|
op.134
|
Grande fuga para piano a quatro mãos (trascr. op.133)
|
1826
|
op.135
|
16.° Quarteto de cordas em fá maior
|
1826
|
op.136
|
Cantata "Der glorreiche Augenblick" (O Momento Glorioso) para solistas, coro e orquestra
|
1814
|
op.137
|
Fuga para Quarteto de cordas
|
1817
|
op.138
|
Abertura "Leonora n.º 1"
|
1805
|
Os interessados podem agora procurar pelas peças que mais lhes chamaram a atenção ou curiosidade, e nem preciso escrever que se trata do Melhor Compositor de Todos os Tempos! Para isso também servem as listas.
Lista maravilhosa ! Grata André.
ResponderExcluirAdoro quando você aparece por aqui, Adriana! Ainda mais quando elogia o blog!!! Forte abraço.
ExcluirO setor de serviços do louco!... Muito bom! (Só que o melhor compositor de todos os tempos foi Mozart...)
ResponderExcluirHá controvérsias... Para mim, Beethoven.
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