quinta-feira, 10 de maio de 2018

David Goodall decide morrer



David Goodall, 104, durante entrevista em Basel, na Suíça
Stefan Wermuth/ Reuters

            
“Eu não estou feliz, eu quero morrer.” 
Foi o que declarou o cientista inglês David Goodall, que aos 104 anos decidiu optar por um suicídio assistido para abreviar sua existência. 
A decisão exige pleno estado de consciência, maturidade, sanidade mental comprovada por profissionais competentes através avaliação criteriosa realizada caso a caso.
Em tais condições, penso que a decisão sobre continuar vivendo ou morrer deve mesmo ser individual, sem qualquer interferência do Estado ou de quem quer que seja. 
Mais difícil é enfrentar o julgamento moral dos que ficam, o que certamente fere a dignidade daquele que decide morrer. 
         Tais ideias e sentimentos expressam minha vontade de decidir sobre minha própria vida, quando chegar minha hora – a hora que eu escolher. Entretanto, antevejo sérias dificuldades, pela tal interferência do Estado e da sociedade.


3 comentários:

  1. E ele conseguiu hoje em Liestal, enquanto ouvia a nona sinfonia do Beethoven!
    A melhor maneira de partir, na minha opinião.

    ResponderExcluir