segunda-feira, 28 de maio de 2018

À sorrelfa


Querido André,

saudade!
            O salão e o mercadinho, este bem abastecido pela produção local, ficam a dois quarteirões de minha casa, de modo que a falta de gasolina pouco ou nada me afetou. Fiz pequeno estoque de cebola, alho, tomate, carne no frízer (acho chique escrever assim), verduras da minha horta, alface, agrião, rúcula, couve, funcho, sálvia, salsa, cebolinha, coentro (os escritores modernos adoram enumerar palavras afins, numa fieira interminável, e eu gosto de copiá-los), e assim posso me dedicar às leituras e ainda sobra tempo para lhe escrever.
            Pois escrevo hoje por causa de uma palavra. Uma única palavra, que encontrei numa crônica lida em algum jornal, a palavra sorrelfa, e como vem acompanhada de um a craseado, melhor dizer a expressão à sorrelfa! 
            Achei lindo demais e fui direto ao Caldas Aulete: 

1. Dissimulação silenciosa para ocultar os verdadeiros sentimentos e intenções; DISFARCE; MÁSCARA
2. Pessoa manhosa, dissimulada, sonsa
3. Pessoa avarenta, sovina [ Antôn.: pródigo. ]

            Sorrelfa com ê fechado!

           No Dicionário Informal, que eu gsto muito, encontrei esses sinônimos de sorrelfa: sovina acanhado sórdido cainho vilão mofino casca ávido miserável esganado tacanho cauíla manicurto somítico iliberal avaro escasseado pelintra escasso cauíra pão-duro tenaz avarento mísero mesquinho socancra.

         Assim a expressão à sorrelfa é usada para descrever um ato praticado de forma furtiva, escondida.
         Bem, agora que estou informada sobre o significado da palavra e uso da expressão, meu problema é criar uma frase onde a mesma seja empregada de forma apropriada. Pensei pensei pensei e acabei num epitáfio, perfeito para o túmulo de um misantropo (palavra que aprendi com Machado de Assis!):

Morreu à sorrelfa

          O que você acha, André? Está bem aplicada a expressão?
          Por hoje é só, esperando que venha breve sua resposta.

Da sempre sua,
                                                Suzete.


2 comentários:

  1. Mais que adequado, Suzete! Está perfeito!
    Só desconfio que o tal misantropo não terá, em seu túmulo, visitas que lhe leiam o erudito epitáfio.

    ResponderExcluir
  2. Há de chamar a atenção de alguém distraído, passeando pelo cemitério, em busca de um túmulo qualquer!

    ResponderExcluir