segunda-feira, 9 de abril de 2018

Falar em público


O professor Neil Mercer no Hughes Hall College, em Cambridge
Foto: Paco Puentes


“Aprender a falar em público deve ter o mesmo peso do que aprender matemática nas escolas”, é o que afirma Neil Mercer, diretor do centro de Oratória de Cambridge. Diz ele que professores têm que atuar também no desenvolvimento das habilidades, não só na transmissão de conhecimento, em reportagem de Ana Torres Manárguez(5 ABR 2018) para El País.
            Mercer (Lancashire, 1948) dedica sua carreira a estudar como a forma de falar influencia os resultados acadêmicos. “Ele acredita que falar em classe é algo tradicionalmente associado ao mau comportamento, e que as salas de aula foram concebidas para que os alunos participem em silêncio. Essa é uma realidade que atualmente não ocorre nos colégios privados britânicos, onde os alunos são ensinados a dominar a arte da oratória. “O discurso é para as elites”, critica o diretor do centro de oratória da Universidade de Cambridge, que recentemente apresentou suas pesquisas à comissão de Educação da Câmara dos Comuns (deputados), propondo que o programa acadêmico das escolas públicas britânicas dê importância à oratória.”
            Diz ainda a reportagem: “O departamento que ele comanda, chamado Oracy@Cambridge, foi criado há dois anos e meio para estabelecer uma ponte entre pesquisa, a prática e as políticas públicas com o objetivo de determinar como a expressão oral deve ser ensinada nas escolas e locais de trabalho. A equipe é composta por oito especialistas em educação, pesquisadores e assessores públicos, e um de seus estudos demonstrou que as crianças que dominam a oratória obtêm melhores nota em matemática e ciências.” 
            Para Mercer, professor emérito de Educação em Cambridge, trata-se de uma questão de desigualdade social: “os filhos de famílias mais privilegiadas costumam frequentar colégios que os ajudam a melhorar sua expressão oral e dar o melhor de si. Essa habilidade lhes propiciará acesso a melhores postos de trabalho, porque são capazes de negociar.” 
O objetivo de Mercer é formar professores da escola pública para que deem uma segunda chance para as crianças que não aprendem a falar corretamente em suas casas. 
Parece que estamos muito longe desta realidade. Aqui, seria importante que pais e professores dominassem a oratória.




Um comentário:

  1. Assunto da maior importância. Não só para a vida acadêmica: as pessoas andam com enorme dificuldade de se expressar. Quanto desentendimentos podem ser evitados com essa educação!

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