segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Meu Michel


Meu Michel, de Amós Oz (Companhia das Letras, 2002), é um livro intimista. Hana Gonen, a protagonista nascida em Jerusalém, esclarece logo nas primeiras linhas: “Sou uma mulher casada, de 30 anos. Meu marido é o dr. Michel Gonen, geólogo, um homem tranquilo. Eu o amava.  ... Nosso encontro foi assim:
            ...”
            E então desenrola-se a história de uma mulher angustiada, frágil, que deseja amar mas parece dizer que isso é impossível em tais circunstâncias, no país em que vive, com o marido que tem, com a profissão de ambos, com a penúria financeira reinante. Daí a expressão “eu o amava”.
Ela apela para o devaneio, relata sonhos mirabolantes, parece que alucina, sua saúde mental sempre por um fio. (Se procurasse um psiquiatra hoje, sairia da consulta com pelo menos três antidepressivos.)
Interessante notar que a descrição do filho pequeno do casal permanece incompleta, algumas vezes o garoto parece inteligente e vivo, outras vezes insensível e bruto, como se o autor reservasse o personagem para um outro romance.
O que importa mesmo é a linguagem elegante de Amós Oz, riquíssima ao descrever os sentimentos mais delicados da relação entre marido e mulher, vivendo num país em permanente estado de tensão.
Vale a pena aprofundar-se na obra de Amós Oz. Cada livro acrescenta um universo de conhecimento.

Um comentário: