terça-feira, 31 de outubro de 2017

Liberdade, liberdade


          Hélio Schwartsman inicia sua crônica de ontem (31/10/17) alertando que ele vai se indispor com a direita e com a esquerda, pois já defendeu a ideia de que as mães levem seus filhos para interagir com um homem nu, mas que é contra o projeto de lei para punir pastores que pregam contra o homossexualismo.
          Diz Schwartsman:

          "O que eles talvez não tenham percebido é que, ao comprar minha tese, que tem como alicerce a ideia de que existe uma esfera de privacidade que é indevassável, precisariam colocar-se também contra iniciativas caras à esquerda, como o projeto de lei que pretende punir pastores que pregam contra o homossexualismo.
          Assim como a mãe é livre para levar a filha para ver nus, clérigos devem ser livres para dizer o que tiverem vontade em seus púlpitos, sem dar satisfações a grupos gays. O controle, em ambos os casos, está no direito que pais moralistas têm de não levar seus filhos a espetáculos que julgam pedófilos e no direito que homossexuais têm de não frequentar cultos cuja marca seja a intolerância."
          E conclui o colunista:

          "Mas não vejo mal algum num clube exclusivo para mulheres, homens, negros, brancos ou seguidores de uma religião. Já a ideia de que o Estado possa de alguma forma enxerir-se na composição social do grupo que convido para jantar em casa me parece ao mesmo tempo ridícula e odiosa."


         Em resumo, o que se está a defender aqui é a liberdade do indivíduo, de tornar-e dono de sua própria vida ao exercitar a capacidade de ir e vir, de pensar, de decidir o que é melhor para si. Nisso consiste, enfim, a própria capacidade para o desenvolvimento psíquico, incluindo o sagrado direito de errar, de enganar-se, para em seguida aprender.

         A liberdade de expressão, tão discutida nos dias de hoje, naturalmente faz parte desse conjunto de ações, e precisa ser preservada a todo custo. 

     
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2017/10/1931046-o-tamanho-da-liberdade.shtml

Um comentário:

  1. Sabe por que o pessoal não gosta? Porque a liberdade é uma coisa assustadora, ameaçadora, para a maior parte dos homens. Muito mais fácil seguir um grande pai de proíba ou permita. Basta obedecer.

    ResponderExcluir